Minha Casa, Minha Vida beneficia 3.565 pessoas com moradias pelo em Maceió (AL)
Foram entregues 914 apartamentos ao Conjunto Residencial Parque da Lagoa. Os contemplados são da comunidade ribeirinha Vergel - Orla Lagunar e vivem da pesca.
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Cidades, Jader Filho, entregou 914 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Maceió (AL) nesta sexta-feira (10). O evento ocorreu no Conjunto Residencial Parque da Lagoa.
As 914 famílias beneficiadas, totalizando 3.565 pessoas, pertencem às camadas de baixa renda da comunidade “Vergel – Orla Lagunar”. Entre elas, 488 famílias são contempladas com o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que significa que elas estão isentas do pagamento de prestações.
Durante seu discurso, o ministro Jader Filho expressou sua gratidão pela presença de todos e destacou os esforços do Ministério das Cidades junto ao Programa.
Além disso, Jader Filho reforçou o compromisso de retornar ao Estado de Alagoas para entregar mais casas na próxima fase do programa. “Na terceira fase, eu quero assumir um compromisso com o senhor presidente Lula e com o povo de Maceió: não é em outubro que a gente vai entregar, não. É em agosto que a gente vai entregar o restante das casas”, afirmou o ministro.
Thalía Pereira, uma das beneficiárias, emocionou-se ao receber as chaves de seu novo lar. Residente na comunidade Peixe e usuária do Programa, ela expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar o sonho da casa própria. “Venho aqui agradecer, primeiramente, a Deus. Segundo, ao presidente, ao governador e ao prefeito por terem me dado a oportunidade de entregar a minha chave hoje. Vivo do sururu (uma espécie de mexilhão) e a minha mãe e o meu pai também, a vida toda. É um sonho hoje realizado de ter a minha casa própria”, finalizou.
O presidente Lula ressaltou a importância de proporcionar moradia digna para as famílias de baixa renda, reafirmando os objetivos do Minha Casa, Minha Vida. “Esses apartamentos que nós entregamos são apenas o começo. É preciso mais coisa. É preciso escola de qualidade. É preciso creche. É preciso que a gente tenha parque, campinho de futebol para essas crianças”, disse.
Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), compartilhou sua emoção em participar da entrega dessas moradias, destacando o papel crucial da instituição nas políticas públicas de habitação do governo federal.
“É uma emoção muito grande por participar da entrega deste empreendimento. Nos empolga, nos orgulha e nos dá muita esperança em ser o braço direito das políticas públicas do Governo Federal”, disse Carlos Vieira.
O Conjunto Residencial Parque da Lagoa conta com 1.776 apartamentos distribuídos em 89 edifícios. Cada apartamento, com área privativa de 46,73m2, tem um custo aproximado de R$ 114 mil. O residencial conta com escola, creche, posto de segurança e posto de saúde na vizinhança.
Participantes
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas; Paulo Dantas, governador de Alagoas; Renan Filho, ministro dos Transportes; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de Inês Magalhães, vice-presidente da CEF.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades