‘Por Todas Elas’ beneficia milhares de mulheres da região do Lago de Tucuruí
Tucuruí é o sétimo município do Estado a receber o projeto itinerante do governo, que vai passar pelas 12 regiões de integração do Estado
Foi com uma manhã ensolarada que o município de Tucuruí recebeu o projeto ‘Por Todas Elas’, nesta quinta-feira (9). A ação é realizada pela vice-governadoria do Estado e tem como objetivo fortalecer a participação da mulher na política e em espaços de poder, assim como garantir os direitos de meninas e mulheres do Estado ofertando serviços de saúde e cidadania.
A ação é dividida em duas etapas: uma delas garante o empoderamento feminino por meio de palestras e roda de conversa, além da ação de cidadania, que conta com mais de 30 serviços oferecidos para a comunidade local, com distribuição de cesta básica, máquinas de costuras, motor de rabeta, cadeira de rodas, kit de enxoval para gestantes e redes.
A vice-governadora, Hana Ghassan, ressaltou a importância do projeto na garantia do direito de meninas e mulheres ocuparem todos os espaços. “Esse trabalho já vinha sendo realizado pelas secretarias, o que nós resolvemos, em comum acordo, foi juntar as ações. E acrescentamos algo muito importante, que é espaço para falarmos também sobre o empreendedorismo feminino”.
Ação – Lançado no dia 4 de março deste ano, o ‘Por Todas Elas’ já passou pelos municípios de Belém, Breves, Castanhal, Capanema, Paragominas, Cametá e, agora, chega ao município de Tucuruí, atendendo mais de 33 mil famílias nos municípios assistidos.
A dona de casa, Luciana de Souza, mãe de três filhos, entende a necessidade de ações como essa, para atender as demandas das mulheres do estado. “Fiquei muito feliz quando soube da ação. Hoje aproveitei para emitir a identidade da minha filha, mas também quero cortar o cabelo e passar pelo atendimento médico”, disse a moradora.
Empoderamento – A palestra direcionada para mulheres que desejam ser líderes, aconteceu no salão Damas das Acácias, localizado bem no centro da cidade. As participantes que aproveitaram a oportunidade foram recebidas com café da manhã e música ao vivo, voz e violão. Em seguida, a palestrante Ana Belém, iniciou a programação com a palestra “A marca mais importante é a minha – Passo a passo para construir um perfil político efetivo”, que de forma lúdica, abordou pontos importantes, como a cobrança excessiva que a maioria das mulheres fazem sobre si que, por muitas vezes, acabam impedindo o protagonismo feminino nos espaços de liderança.
Veja vo video, o que diz a vice-governadora.
Claudia Brasil, moradora do município, entende a dificuldade que as mulheres enfrentam para ingressar nos espaços, sobretudo, onde são tomadas as decisões.”Nós mulheres recebemos uma carga de cobrança maior, então, é fundamental que a gente entenda que não temos como dar conta de tudo. Essa palestra foi maravilhosa, nos despertou o olhar para nós mesmas. Apesar das dificuldades, nós não podemos desistir de ocupar os espaços.”
“Esse momento agora é para gerar conhecimento e despertar o protagonismo da mulher na política e também, o interesse em empreender, afinal, a mulher quando tem a sua autonomia financeira, ela não tolera a violência. Precisamos ajudar as mulheres, nossas amigas que, por muitas vezes, estão ao nosso lado sofrendo em um relacionamento abusivo e nem conseguem enxergar”, pontuou a secretária de estados das mulheres, Paula Gomes.
Por Milene Amaral (SEMU)
Fonte: Agência Pará