Mercado

Programa Donas de Si: Prefeitura de Belém realiza aula inaugural de novas turmas

A Prefeitura de Belém, por meio do do Banco do Povo de Belém, realiza nesta quinta-feira, 02, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a aula inaugural para as novas turmas de qualificação profissional gratuita do programa Donas de Si. O evento terá uma programação especial, com participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e do diretor regional do Senai e superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Dário Lemos.

Com a oferta dos cursos, o objetivo é qualificar a população para as oportunidades de emprego e renda que surgirão com a conferência da ONU sobre mudanças climáticas  (COP-30) que acontecerá em Belém, em novembro de 2025. Foram contratados 35 cursos com o Senai, num total de 700 vagas, no valor de R$ 701.700,00 e prazo de execução até março de 2025. As vagas são para as áreas da construção civil, moda upcycling, costura industrial, modelagem e produção de uniformes, mecânica e manutenção de máquinas de costura, costura industrial e mecânica de motores marítimos, entre outras.

A aula inaugural será para os 160 alunos que estão iniciando os cursos de eletricista, encanador, soldador e mecânico de refrigeração e climatização, costureiro industrial e modelista. “Com esses cursos, desejamos que a população de Belém se prepare para ocupar as vagas de trabalho que irão surgir antes, durante e depois da COP-30. São qualificações muito importantes para qualquer cidade que queira se desenvolver, como é o caso do nosso município. Esperamos atender as expectativas das pessoas que estão em busca de oportunidades de trabalho”, destaca a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Qualificação e geração de renda 

Em abril, a Prefeitura de Belém atingiu a marca de 2.700 pessoas qualificadas gratuitamente pelo programa Donas de Si. A previsão é alcançar 4 mil alunos concluintes até o final de 2024. O programa foi iniciado em 2021 e, hoje, mantém cursos de qualidade contratados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujos certificados têm validade em todo o país e também em Portugal e nos países do Mercosul, abrindo as portas para o empreendedorismo e o mercado formal.

O programa Donas de Si foi criado pela Prefeitura de Belém e é administrado pelo Banco do Povo para apoiar a autonomia econômica das mulheres, que são maioria social e na chefia de lares, mas também é aberto aos homens e ao público LGBTQIA+. É uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas com cursos rápidos, que têm potencial de geração de renda imediata, mas também aposta na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

 

Fonte: Agência Belém

Por João Neto

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo