Ministro das Cidades participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção
Palestra virtual teve como tema o programa habitacional federal e seus avanços para o as regiões Norte e Nordeste
O ministro das Cidades, Jader Filho, participou na manhã desta sexta-feira (26) do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado na sede da Federação das Indústrias do Acre, na capital Rio Branco. O evento contou com a presença de autoridades locais e empresários do setor da construção civil e teve como foco principal a discussão sobre políticas habitacionais e de desenvolvimento regional.
Em palestra virtual por videoconferência, de Brasília, com o tema “O Programa Habitacional Federal e seus avanços para o Norte e Nordeste”, o ministro ressaltou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para a realização do sonho da casa própria de milhares de famílias brasileiras. “Estamos batendo recorde atrás de recorde no financiamento do programa. Já são cerca de 650 mil unidades, somando o ano de 2023 com o início de 2024, fruto do trabalho conjunto do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal”, afirmou.
O ministro também destacou as medidas adotadas para fortalecer o programa, como o aumento do subsídio e a redução da taxa de juros. “Aumentamos o subsídio para R$ 50 mil enquanto reduzimos a taxa de juros”, lembrou. “É a menor taxa não só do Minha Casa, Minha Vida, mas da história da taxa de juros do FGTS, e ampliamos o teto, que elevou-se para R$ 350 mil, facilitando para que as famílias pudessem acessar todas essas medidas e o financiamento.”
Além disso, ele enfatizou o compromisso do governo em diminuir as desigualdades regionais, garantindo que os recursos destinados às regiões Norte e Nordeste sejam aplicados de forma eficiente e justa.
“Fizemos recentemente a IN do Norte para poder aumentar ainda mais o subsídio na região Norte do Brasil, em especial aí o estado do Acre, para que nós pudéssemos fazer com que esses números pudessem melhorar e que nós não tivéssemos mais que tirar recursos da região Norte para transferir para as outras regiões pela falta de uso”, explicou. Segundo o ministro, não há necessidade de transferir recursos de uma região para outras, mas garantir que os recursos sejam empregados com eficiência nas regiões a que se destinam.
Ao finalizar a palestra, o ministro reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região Norte e Nordeste do país, garantindo que a porta do Ministério das Cidades continuará aberta para o diálogo com os empresários e autoridades locais. “Estamos aqui para trocar ideias e melhorar cada vez mais o Minha Casa, Minha Vida, para que ele possa gerar prosperidade e realizar o sonho da casa própria de muitas famílias”, concluiu.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades