Em Paragominas, Estado garante serviços e benefícios para mulheres
Ação é parceria da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e já esteve em cinco municípios
O governo do Pará realizou, nesta sexta-feira, 26, no município de Paragominas, mais uma etapa do programa “Por Todas Elas”, que oferece ações sociais, de saúde, cidadania e empoderamento às mulheres.
A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), já percorreu Belém, Breves, Castanhal e Capanema. Paragominas é o quinto município paraense a receber o programa.
Na ocasião, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou que o projeto foi pensado para as mulheres paraenses e para o empreendedorismo feminino.
“Esse programa foi pensado para que a gente pudesse levar atendimento para nossas mulheres com diversos serviços e entregas de benefícios. Mas além dos benefícios e atendimentos, o projeto visa falar sobre assuntos importantes, como, por exemplo, o empreendedorismo feminino. Então nós também fortalecemos essa questão”, disse a vice-governadora do Pará.
Veja no video, o que diz a vice-governadora.
Ao longo do dia, dezenas de mulheres passaram pela Praça Magalhães Barata, no centro da cidade, onde puderam ter acesso a mais de 30 serviços gratuitos, entre eles, atendimento médico, oftalmológico, odontológico, vacinas, testes rápidos, emissão de documentos, serviços de estética, atendimento jurídico, entre outros.
A dona de casa Marilene Silva, de 54 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da certidão de casamento e para consultar com o médico oftalmologista. “Tudo isso é um benefício que você faz sem gastar, quem não tem condições está aproveitando esse momento. Eu estava precisando muito da segunda via da certificação de casamento, tentei o particular, mas é muito caro. Aqui fui bem atendida e resolvi meu problema, de graça”, disse.
Já a moradora Maria Antônia, de 52 anos, resolveu ter um dia de beleza, com corte de cabelo e design de sobrancelha. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e aproveitei para cortar o cabelo e fazer a sobrancelha. Muitas vezes as pessoas não têm dinheiro para ir ao salão, então é muito importante essa ação gratuita. Ainda farei a inscrição para tentar uma cadeira de rodas para minha mãe”, contou.
Números – Desde o início do projeto, em março deste ano, o “Por Todas Elas” já beneficiou mais de 22 mil mulheres. Em Paragominas, cerca de 5 mil pessoas devem ser beneficiadas com os serviços gratuitos.
O Governo do Estado também fez a entrega de benefícios do projeto, incluindo kit enxoval, cestas básicas, máquinas de costura e redes.
A estudante Helena Sardinha foi uma das beneficiadas com o kit enxoval. Para ela, o sentimento é de gratidão ao Governo do Estado. “Vou dizer por mim e pelas outras mães, isso vai ser uma ajuda muito grande para nós, pois o valor do enxoval é muito caro, então precisamos dessas iniciativas. Essa ação é essencial”, disse.
Por Todas Elas – O próximo município que o programa vai percorrer será o de Cametá, na região do Baixo Tocantins, no dia 3 de maio.
Por Chrystian Machado (SEAC)
Fonte: Agência Pará