Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em 10 categorias, nesta sexta, 26, no Hangar
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) realiza nessa sexta-feira (26) a cerimônia de premiação da Etapa Estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, a partir das 18 horas, no Salão B do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A premiação reconhece e destaca o trabalho desenvolvido pelas gestões municipais para fortalecer o empreendedorismo e promover um ambiente favorável aos pequenos negócios.
O Diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, destaca a importância das prefeituras para o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios paraenses. “A gestão municipal exerce papel determinante no fomento aos pequenos negócios nos municípios, e esse reconhecimento é muito importante para a criação de um ambiente favorável para o crescimento do empreendedorismo”.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora possui 10 categorias e duas etapas, a estadual e a nacional. Na etapa estadual, concorrem prefeituras do mesmo estado e os vencedores receberão troféus e o direito de seguir na disputa. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a etapa nacional. A previsão é de que a premiação nacional ocorra em julho de 2024.
“Tivemos uma adesão muito boa aqui no estado, recebendo a inscrição de 96 projetos para concorrer à premiação deste ano. Temos certeza de que todos esses projetos já contribuíram bastante com o crescimento social, econômico e ambiental de seus municípios. E é justamente isso que nos deixa muito satisfeitos independentemente do resultado da premiação, pois esse é o propósito da iniciativa”, revela o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/PA, Bruno Bilby.
Para definir os vencedores estaduais, os projetos inscritos foram avaliados por uma banca julgadora, composta por profissionais de 24 instituições públicas e privadas, de variados segmentos, de acordo com os critérios especificados no regulamento da premiação. O processo de avaliação incluiu etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município.
A premiação no Pará
No Pará, a premiação possui alguns diferenciais em relação à etapa nacional. Um deles é a adição de três categorias, que são: Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios, Gestor Indutor do Uso de Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável e Preparação do Ambiente de Negócios para COP 30, também inéditas. O outro diferencial são os destaques regionais, em que são reconhecidos projetos de cada uma das 13 regionais do Sebrae no Pará.
Desde que o prêmio foi instituído, 377 prefeituras paraenses já participaram do PSPE, com seis projetos vencedores na etapa nacional.
Novidades da edição
Este ano, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora mudou de nome, substituindo a palavra “prefeito” por “prefeitura”, para dar protagonismo às ações municipais de políticas públicas que visam fortalecer o empreendedorismo.
Outra novidade desta edição foi a inclusão de novas categorias em nível nacional: Turismo e Identidade Territorial, Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade e Meio Ambiente.
O jornalista e cerimonialista Marcelo Pinheiro, colunista do Diário do Pará, estará apresentando a premiação. Marcelo, é um dos mais respeitados no Brasil.
Categorias nacionais
* Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo.
* Sala do Empreendedor.
* Compras Governamentais.
* Empreendedorismo na Escola.
* Inclusão Produtiva.
* Turismo & Identidade Territorial.
* Sustentabilidade e Meio Ambiente.
* Empreendedorismo Rural.
* Cidade Empreendedora.
* Governança Territorial.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará