Cultura
Responsabilidade socioambiental: UNINASSAU vai trocar, com a população, óleo de cozinha usado por sabão líquido
A Faculdade UNINASSAU começa, em outubro, um sistema de troca de óleo cozinha por sabão líquido. A arrecadação vai acontecer a cada 15 dias, na Unidade Quintino Bocaiúva, em Belém. Pelas regras do programa, a cada dois litros doados para a Instituição, a população recebe 500ml de sabão líquido. A iniciativa tem por objetivo o recolhimento contínuo de óleo usado destinando-o para reutilização em produtos ecológicos.
A ação é coordenada pelos cursos de Engenharia Química e Ambiental e Sanitária da UNINASSAU Belém. Desde agosto, acadêmicos a partir do terceiro semestre iniciaram a produção dos primeiros lotes a serem trocados nas duas primeiras semanas de outubro. A ação está inclusa nas atividades de Responsabilidade Social da Instituição e foi pensada na redução dos impactos ambientais gerados no solo e em recursos hídricos, já que um litro do produto despejado de forma irregular contamina até 20 mil litros de água.
Para uma das coordenadoras do projeto da UNINASSAU, Danielle Costa, a atividade é um compromisso ambiental e social. “O reaproveitamento do óleo de cozinha em sabão não é um processo complicado. Exige mais consciência ambiental e boa vontade do que qualquer outro incentivo. Além disso, o sabão é muito bom para limpeza e totalmente biodegradável. Com a implantação deste projeto, espera-se contribuir para preservação ambiental em Belém, criando assim uma cultura de cuidado ecológico em nossa cidade e cooperando com a responsabilidade social e ambiental do município”, afirmou a gestora.
Para participar do projeto é necessário que esse óleo de cozinha saturado, seja:
– Armazenado em garrafa PET de dois litros;
– Coletado somente da parte líquida. Evitar, assim, misturas com água ou resto de comida;
– Sem impureza e mau odor.
SERVIÇO:
A coleta do “Sabão do Bem” acontece sempre nos primeiros 15 dias de cada mês. A população que quiser contribuir com a iniciativa pode levar o material até a portaria da UNINASSAU Quintino Bocaiúva e efetuar a troca no stand do projeto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Fonte:Assessoria de Comunicação Unama/Uninassau ( Ser Educacional) Belém
Texto: Rayanne Bulhões