O Fato do Dia

Vera Fidalgo em entrevista para este portal. Veja o que ela recomenda para as empresas

Gerir conhecimento torna-nos pessoas poderosas e capazes de resolver e solucionar desafios que a vida corporativa nos traz diariamente

A professora e consultora Vera Fidalgo, concedeu entrevista a este portal, falando de carreira, de mercado e sobre as suas áreas de atuação. Leia, na íntegra, a entrevista.
 
Nome Completo
Vera Ruth de Carvalho FidalgoFormação
– Mestra em Gestão do Conhecimento pela Universidade da Amazônia/PA

– Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas/RJ

– Bacharel em Administração pela Unama

Atuação profissional

– Conselheira do CRA-PA.
Desenvolvedora de Pessoas e Carreira.
– Headhunter Profissional
– Mentora Individual, de Equipes e Organizacional
– Life Coaching
Vera Ruth de Carvalho Fidalgo
Foto: Arquivo Pessoal

1. Como você atua em sua consultoria ?

R-Faço consultoria individual e de equipes utilizando ferramentas do Coaching e Desenvolvimento Pessoal, visando despertar nas pessoas atendidas a consciência dos seus pontos fortes e fracos para que possam tomar decisões com mais certeza para atingir seus objetivos e resultados pretendidos. Esclareço que atuo na Consultoria/Mentoria nas áreas pessoais, profissionais, políticas (trabalhando com imagem e oratória) e organizacionais.

2. ⁠Quais as suas áreas de atuação ? Também no magistério.

Áreas de atuação profissional:
– Desenvolvimento pessoal e liderança;
– Mentora de carreira;
– Life Coaching;
– Trabalho com as ciências da Física Quântica, Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Constelação Sistêmica;
– Cursos de Oratória para equipes de alta performance.

Na Área da Docência:
– Curso de Bacharelado e de Pós-graduação
Administração;
– Gestão de Pessoas
Coaching e Desenvolvimento de Lideranças;
– Comportamento Organizacional;
– Lideranças de Organizacional.

3. ⁠Qual a importância do conhecimento? Da gestão do conhecimento.

R- O Conhecimento é fundamental para você conquistar os seus objetivos, quanto mais atualizado; inovador, antenado com as tecnologias e as ferramentas digitais que estamos sendo expostos todos os dias, mais oportunidades de sucesso na sua realização pessoal, no mundo do trabalho e na sociedade.

Gerir conhecimento torna-nos pessoas poderosas e capazes de resolver e solucionar desafios que a vida corporativa nos traz diariamente. Penso que quanto mais conhecimento você possui, mais leve mentalmente você ficará e significados você encontrará na sua jornada.

4. ⁠Sobre capacitação, o que representa para as empresas ?

R-Fundamental investir na capacitação dos colaboradores, seja presencial ou online, para que possam proporcionar melhorias na qualidade dos serviços e incentivar a criatividade e inovação das equipes na empresa.
E ainda, incentivar os colaboradores a procurarem seu próprio desenvolvimento profissional com realização de formações de crescimento nos níveis: Médio e superior.

5. Quais os impactos em uma empresa que utiliza a sua consultoria ?

– Maior comprometimento individual e coletivo para atingimento das metas e satisfação pessoal dos colaboradores;

– Aumenta o nível de produtividade e entrega de resultados antes dos prazos estabelecidos;

– Maior engajamento com propósito dos colaboradores com trabalho em equipe;

– Alinhamento da missão e valores da empresa com os dos colaboradores;

– Diminui a competitividade entre os colaboradores e aumenta a colaboração entre eles;

– Aumenta o desempenho, a criatividade e propostas de inovações para melhoria das atividades diárias;

– Aumenta o espírito de pertencimento, merecimento e recompensa na organização.

– Melhorias no ambiente operacional, tático e estratégico da empresa;

– Resultados atingidos com maior eficiência e eficácia pela gestão, administrativo e operacional da empresa.

6. Como está o mercado paraense, em se tratando de empresas, que buscam potencializar e capacitar seus profissionais ?

R-Vejo 50% das empresas paraenses concretizando o investimento na capacitação dos seus colaboradores como estratégia do seu planejamento anual, pois já perceberam que a qualidade do seu serviço e produto necessita desse investimento para continuar sobrevivendo no mercado atual muito competitivo, tecnológico e digital. Mas, ainda há 50% das empresas sem essa visão para seu negócio, o que as deixa com uma grande oportunidade de melhoria.

7. O que você recomenda para as empresas paraenses?

R- Tenho cinco recomendações, que acredito ser fundamentais para a prosperidade das empresas:

1- Definições claras e objetivas das funções e atividades dos cargos: A falta de clareza na hora de definir as funções de cada colaborador pode ser extremamente prejudicial.
O funcionário que não compreende direito o que se espera dele tende a não entregar o seu melhor. Isso impacta nos resultados da empresa. Além disso, quando os colaboradores não sabem quem é responsável por cada tarefa, algumas dessas tarefas podem acabar sendo negligenciadas.

2- Capacitação dos colaboradores: Muitas vezes, o rendimento deles pode estar relacionado à falta de treinamento e capacitação profissional. Por isso, uma das ações de melhorias nas empresas é investir em treinamentos e demais formas de agregar conhecimento às equipes. Como isso, você evita gastos desnecessários com novas contratações de pessoal e minimiza erros operacionais.

3- Melhoria contínua de processos: Aqui sugiro a você gestor, analisar os processos mais importantes da empresa para entender como funcionam. Em seguida, buscam-se oportunidades de melhoria. Isto é: etapas dos processos que poderiam ser melhoradas. Normalmente são atrasos, gargalos, desperdícios, erros recorrentes em determinado procedimento, erros de transcrição de dados e outras ocorrências como essas.

4- Proporcionar melhoria no Ambiente e Cultura: Condição propícia fará com que seus colaboradores se sintam mais motivados e valorizados. O que, com certeza, refletirá nos resultados da empresa. Portanto, reveja se o mobiliário, a iluminação, a temperatura e a decoração estão adequados. Atente-se também às condições de trabalho, como carga horária, ferramentas disponíveis e flexibilidade. Estimule o bom relacionamento entre colegas e entre líderes e liderados, isso fará toda a diferença nos resultados que eles irão entregar na sua empresa.

5- Invista em tecnologia: Estamos na era digital e é preciso equilibrar o conhecimento tecnológico dos mais jovens com o desenvolvimento da empresa e com os colaboradores com mais experiência para que as empresas possam concorrer e se destacar nos mercados locais, nacionais e internacionais. Atualmente, você pode inserir seu produto e serviço e vendè-lo para o mundo inteiro, sem sair de onde você está fisicamente. Pense nisso!

Serviço:
Instagram:
@verafidalgoLinkedIn:
Vera Fidalgo

E-mail:
[email protected]

WhatsApp:
91-98196.2886

 
 
Da Redação 
 
 
 
 
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo