Sebrae no Pará: parceria vai impulsionar comercio eletrônico de pequenos negócios paraenses
O Sebrae no Pará e os Correios fecham parceria para impulsionar o comércio eletrônico de pequenos negócios paraenses, a fim de ampliar o mercado consumidor para fora do estado. O primeiro passo para isso foi dado nesta segunda-feira (25), com a assinatura do Termo de Adesão ao Acordo Nacional de Cooperação Técnica que as empresas têm em nível nacional pelo diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, e pelo superintendente regional dos Correios, Marcelo Gomes Pinheiro. O evento foi realizado em formato híbrido: presencial, na sede do Sebrae/PA, e on-line, transmitido por meio das redes sociais do Sebrae/PA.
Com a adesão em nível estadual ao acordo nacional, Sebrae/PA e Correios se comprometem a atuar, de forma conjunta e conforme suas expertises, para promover ações para desenvolver o comércio eletrônico do Microempreendedor Individual (MEI) e das Micro e Pequenas Empresas (MPE) paraenses, a fim de levar seus produtos para os mercados consumidores nacional e internacional.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, a entidade tem trabalhado para que as pessoas que empreendem tenham capilaridade e consigam vender os seus produtos em todos os lugares do mundo. “É dessa forma que o Sebrae, hoje, celebra esse convênio com os Correios. Eles entendem de logística e o Sebrae entende de negócios. Então, é uma junção de logística e negócio para trazer capilaridade, perenidade e, principalmente, segurança para os empresários do Pará para exportarem seus produtos”, explica.
As ações previstas estão divididas em três eixos de atuação: E-commerce, Internacionalização e Políticas Públicas. Dentro desses eixos, estão previstas, dentre outras inciativas, treinamentos, curadorias, seminários e estudos para compartilhamento de dados estratégicos. Além disso, os empreendedores serão orientados quanto à definição do portfólio dos produtos ofertados; contarão com preços competitivos para exportarem; e, também, será realizado piloto de exportação para os Estados Unidos.
Todas essas iniciativas visam capacitar e oferecer subsídios para que os empreendedores façam a gestão de seus negócios e possam expandir sua clientela para fora do estado, aproveitando a exposição interna e externa da Amazônia em virtude da COP 30.
“Para levarmos o nosso produto para fora do nosso país, é preciso chamar a atenção para ele, que ele tenha a marca, que ele tenha cara do nosso estado. Então, o Sebrae assina esse convênio para promover a capacitação, o desenvolvimento do produto e o desenvolvimento do próprio empresário”, ressalta a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
O superintendente regional dos Correios, Marcelo Pinheiro, relata que atualmente o e-commerce é dominado por grandes concorrentes. “Mas nós iremos entrar nessa concorrência. Estamos preparando várias estratégias, com preço competitivo e prazo. Então, a gente entrando nessa disputa de igual para igual, só vai melhorar para todos, os grandes e os pequenos empresários. Vamos entrar com novos serviços e produtos para facilitar ainda mais a vida de quem quer exportar”, adianta.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará/Por Ana Tereza Leal