Correio de Natal realiza sonhos de crianças internadas no Hospital Abelardo Santos
Ação contou com o apoio dos profissionais que doaram os presentes solicitados nas cartas de cada paciente
“Querido Papai Noel, gostaria de ganhar um carro do Homem-Aranha e uma bola vermelha”. “Eu quero um carrinho de controle remoto com pilha”. “Tenho dois meses e no momento ainda não sei brincar, mas aceitaria uma tiara ou um mordedor”. Esses foram alguns dos pedidos de Natal de crianças internadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.
E, para transformar cada sonho em realidade, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da maior unidade do Estado, fez a ação “Correio de Natal” cheio de amor e solidariedade, com o apoio dos colaboradores da unidade. A iniciativa aconteceu em três etapas, a primeira foi uma oficina para produção das cartas para o Papai Noel, a segunda a adoção dos bilhetes pelos profissionais do hospital e a terceira a entrega dos presentes solicitados pelo Papai Noel, nesta sexta-feira (22).
A analista financeiro do HRAS, Karina Cardoso, ao ler a carta que retirou da caixa dos Correios, juntou a sua equipe e de imediato todos apoiaram a ação. “Na cartinha a criança pediu um boneco do Bob Esponja ou do Homem-Aranha. Ficamos felizes em poder realizar o sonho de uma criança. Ações como essa aquecem o coração e nos estimula a ser mais solidários, dentro e fora do ambiente de trabalho”, disse.
Para a assessora de diretoria do HRAS, Gabriela Miranda, é uma satisfação poder fazer o Natal de uma criança mais feliz. “Tenho uma filha que está saudável em casa e pode brincar com os seus brinquedos. Sabemos que o Natal não é só sobre presentes, mas receber um, sempre deixa a pessoa mais alegre. Foi uma programação linda e emocionante”, afirmou.
Programação – A entrega dos presentes foi marcada por muita alegria e descontração. O Papai Noel e sua equipe fizeram a apresentação da música “Vem que está chegando o Natal” e logo em seguida foram entregados os brinquedos.
“O meu Natal está garantido, ganhei a bola que pedi”, disse empolgado Hugo Farias, de 9 anos. Ele está há 14 dias internado na unidade, fazendo tratamento para combater uma bactéria multirresistente na perna direita.
A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destacou o esforço e a colaboração de todos os trabalhadores da unidade para que a ação acontecesse. “É muito bom ver o sonho de cada criança realizado, muitos colaboradores contribuíram trazendo exatamente o que a criança tinha pedido. É a sensação de ver cumprido. Deixar o ambiente hospitalar mais leve e agradável é essencial para recuperação e cura dos nossos usuários”, enfatizou.
A diretoria-executiva do Abelardo Santos ressaltou a necessidade de promover momentos de diversão e interação como esse para as crianças. “Brincar é a principal ocupação da criança. Quando ela brinca de forma espontânea, consegue tornar esse momento de hospitalização menos traumático, além de continuar melhorando o período que ela passa no Hospital”, ponderou a gestora
Serviço – O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e tem serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Fonte: Agência Pará/ASCOM