Belém faz acolhida de profissionais para o Programa Mais Médicos nesta terça-feira, 19
Belém vai receber 57 médicos para o programa Mais Médicos. Os profissionais vão fazer parte das equipes de atenção básica em 27 unidades de saúde de Belém e dos distritos da capital, além de compor as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), colaborando para o aumento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de 28% para 70%.
Para recepcionar os novos médicos, uma cerimônia de acolhimento vai ser realizada nesta terça-feira, 19, às 17h, no auditório do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), com a presença do secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse e outras autoridades. Esta é a quarta chamada de médicos para o programa, os quais vão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde da capital, melhorando o acesso à saúde para a população de Belém.
Os primeiros 50 médicos foram convocados em julho deste ano. Nos meses de agosto e setembro, mais 49 médicos foram integrados à rede municipal de saúde. Na sequência, em outubro, Belém recebeu outros 49 profissionais. Atualmente, a Sesma possui 148 profissionais da medicina no programa Mais Médicos atuando em Belém. Com a convocação desses 57 novos médicos, o número sobe para 205.
Com o reforço dos novos médicos, as equipes de Saúde da Família passarão das atuais 124 para 348, meta essa que a Prefeitura de Belém pretende atingir em janeiro de 2024.
Retomada e Estratégia- Belém faz parte dos municípios priorizados nesta retomada do Mais Médicos, pelo motivo de estar localizada em uma região de difícil provimento e fixação de profissionais da saúde. Foram ofertadas para a capital 71 vagas nesta etapa, mas até o momento se apresentaram 57 médicos.
O programa é fundamental para garantir acesso a essas localidades, por permitir a imersão e fixação desses profissionais no período mínimo de três anos nessas comunidades. Com as vagas ofertadas este ano para a capital paraense, o município irá preencher todas as vagas da Estratégia Saúde da Família.
Outro aspecto importante para considerar o atendimento prioritário da capital pelo programa é o alto índice de vulnerabilidade social dos habitantes de Belém, assim como o fato do município estar inserido na Amazônia Legal, critérios importantes que o programa Mais Médicos considera para levar equidade aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova convocação faz parte das várias etapas do modelo de ampliação da Atenção Básica à Saúde que a Prefeitura de Belém está implantando. A rede de unidades básicas de saúde do município também está sendo preparada para o projeto que visa aquisição de insumos, gestão de pessoas e estrutura física das unidades de saúde.
Fonte: Agência Belém
Por Tamiris Amorim