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Projeto capacita professores sobre cultura indígena e combate discriminação étnico-racial em escolas de Altamira

Docentes de Altamira (PA) foram preparados por educadores indígenas para trabalhar a temática étnico-racial com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Após quatro meses de imersão, 37 professores não indígenas da rede pública de Altamira, no Pará, se formaram nesta terça-feira, 5, no conteúdo histórias e culturas indígenas. Num projeto pioneiro, com foco no combate à discriminação étnico-racial, dez professores indígenas foram convidados a dar aulas a não indígenas e a falarem sobre quem são, como e onde vivem, e o que desejam para seu futuro.

O Projeto Permear, desenvolvido pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em parceria com a Secretaria de Educação de Altamira, surgiu com o objetivo de contribuir com a implementação da Lei Federal 11.645/2008 e teve como premissa o protagonismo indígena no processo de formação de
professores não indígenas.

O projeto foi desenvolvido em quatro módulos e teve carga horária total de 112 horas. Como disse o indígena professor e presidente do Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX), Kawzady Xipaya: o projeto permitiu que, pela primeira vez, indígenas estivessem em sala de aula não para aprender como ser “branco”, mas para ensinar como é ser indígena.

Foto: Divulgação

Ao longo desse período, os dez professores indígenas dividiram a sala de aula e promoveram reflexões profundas com os professores não indígenas sobre identidade, direitos, modos de ser e viver, crenças, línguas, território, entre outros temas.

A Lei Federal 11.645/2008 determina a inclusão “no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. No entanto, a maior parte dos municípios do país têm dificuldades de executar o que manda a lei, sendo um dos gargalos o fato de os professores não terem a formação sobre o tema.

O projeto surgiu a fim de possibilitar que aproximadamente 4.100 alunos da rede dos anos finais (6º a 9º ano) de Altamira tenham acesso a esses conhecimentos, que não estão disponíveis nos livros didáticos. De acordo com o Censo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, na região do Médio Xingu, em maio de 2023, a população indígena do Médio Xingu somava 8.584 indígenas de nove etnias, sendo
5.112 em terras indígenas e 3.472 em contexto urbano e áreas ribeirinhas, distribuídos nos municípios de Altamira, vivem em Anapu, Medicilândia, Porto de Moz, São Felix do Xingu, Senador José Porfirio, Uruará e Vitória do Xingu.

O projeto foi idealizado pela antropóloga da Norte Energia, Vanessa Caldeira, e contou com apoio do consultor linguista Nelivaldo Santana, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambos atuaram também em sala de aula na capacitação dos professores.

Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Permear está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global ao enfrentamento da pobreza e às mudanças climáticas, garantia de paz e de prosperidade a todas as pessoas, em todos os lugares, como parte da Agenda 2030. A iniciativa segue as diretrizes, principalmente, dos ODS 4 e 17, que estabelecem, respectivamente, ações que assegurem educação de qualidade e a busca de parcerias e meios de implementação de ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável.

Além disso, o Permear contribui com a Década Internacional das Línguas Indígenas 2022-2032 (DILI), instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como resultado do Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO em 2019. Ele segue a linha do Plano de Ação Global para a DILI, tendo como princípio
norteador a participação efetiva dos povos indígenas na tomada de decisão, consulta, planejamento e implementação, com o lema “Nada para nós sem nós”.

 

Fonte: Assessoria/Oficina

Por Camila Barros

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

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