O Fato do Dia

Helder propõe COP da Juventude e dos Movimentos Sociais para 2024

A ideia é reunir os jovens, movimentos sociais e povos originários de todo o mundo em uma discussão prévia sobre clima e meio ambiente

Antes da própria COP 30, o Governo do Pará pretende realizar uma “pré-COP”, em 2024. O evento seria voltado à juventude e aos movimentos sociais. A ideia é que eles possam debater os temas relacionados ao meio ambiente um ano antes da COP 30 e assim chegar à programação de 2025, com proposições elaboradas de forma colegiada e apresentá-los em Belém.

Veja o registro:

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), em Dubai, ocasião em que o governador Helder Barbalho recebeu a co-fundadora do Instituto Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem), Carla Braga, que lhe entregou um documento com proposições de construção de políticas públicas sobre a temática ambiental.

Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará

Segundo o chefe do Executivo paraense, esse tipo de participação é legítima as políticas públicas desenvolvidas.

“Me comprometo de voltarmos a Belém e criarmos uma cultura de mais convivência nesse processo de preparação para a COP 30. E não será só da juventude, mas dos povos indígenas, dos movimentos sociais. Acho que é muito importante que vocês participem, até porque isso é um processo cada vez mais de participação social e de contribuição”, reforçou.

“Já fizemos nos Diálogos Amazônicos, em outubro, que foi uma boa experiência, mas podemos fazer outra coisa mais direcionada, não só de juventude, mas também com movimentos sociais. Tudo para que a COP 30 tenha ainda mais participação das pessoas e em um nível nunca antes visto”, finalizou Helder Barbalho.

Carla avaliou positivamente o encontro com o governador e conta que o Instituto, que tem sede em Belém, acumula dois anos de desenvolvimento, de pesquisa, de análises de políticas públicas e entendimento do cenário para as juventudes, todos na perspectiva climática. “A ideia de uma pré-COP, no ano que vem, ou de uma COP para a Juventude, é uma das demandas do Cojovem apresentadas em Dubai para o governador”, explicou.

“A gente pediu a inclusão de juventudes amazônidas nas políticas socioambientais do Pará de forma transversal e principalmente no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). A gente colocou a realização de uma COP jovem, de crianças e juventudes, sobretudo para que possamos ter essa instância deliberativa e encaminhativa. A ideia é materializar políticas públicas sensíveis às juventudes, mas não só. Queremos replicar isso para a Amazônia Legal, para o Brasil. Foi com muito prazer que a gente pôde contar com o governador Helder Barbalho assinando o nosso documento, e estamos muito felizes por isso”, informou a ativista.

Fonte: Agência Pará

Por Carol Menezes/Secom

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo