Meio Ambiente

Governador destaca mudança no currículo escolar como estratégia para envolver os jovens nas discussões climáticas

Helder Barbalho participou do lançamento da iniciativa "Green Rising Amazônia - Ação verde pela Amazônia", uma parceria público-privada com jovens para a sociobioeconomia

Neste sábado (2), terceiro dia de agendas do Pará na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o governador Helder Barbalho participou do lançamento da iniciativa “Green Rising Amazônia – Ação verde pela Amazônia”, uma parceria público-privada com jovens para a sociobioeconomia com base na plataforma global do Generation Unlimited.

O chefe do Executivo paraense acompanhou o evento junto de Cathy Russell, diretora executiva do Unicef; da ministra Shamma Al Mazrui, campeã do Clima Juvenil da COP28; de William Ruto, presidente do Quénia; de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá; e de Tariq Al Gurg, CEO e vice-presidente Dubai Cares, e fez questão de posicionar o Pará como defensor e integrante da estratégia.

“Green Rising Amazonia” reunirá partes interessadas, redes e parceiros do governo, do setor privado, dos jovens e da sociedade civil para conceber e fornecer estratégias focadas em crianças e jovens para impulsionar a transição ecológica.
 
À ocasião, Helder reforçou que não acredita na possibilidade de estratégias viáveis de transformação comportamental sem passar pela juventude. Destacou ainda o fato de o Pará já ter Educação Ambiental como item obrigatório no currículo escolar da rede de ensino estadual.

”O grande desafio de preservar a floresta é mudar a consciência das pessoas sobre o uso da terra. Nós acreditamos que só o ambiente escolar é capaz de fazer esta transformação cultural e o reposicionamento da consciência das pessoas sobre o meio ambiente. Apostamos que as escolas públicas devem ser a locomotiva para impulsionar inclusive que este movimento chegue a universalização de todo o ambiente educacional do Pará e do Brasil”, declarou.”

Transformação – O governador confirmou que a adição no currículo escolar alcança, neste momento, 565 mil crianças e jovens que passam a lidar com o tema da Educação Ambiental no mesmo nível de obrigatoriedade e de responsabilidade das matérias tradicionais do currículo pedagógico brasileiro.

”Esta semente que nós estamos plantando permitirá com que este movimento e esta juventude nos sejam os mais importantes aliados para a transformação, que passa pela geração destes jovens, mas com estes jovens tendo a ambição de mudar e transformar o pensar das gerações que lhes deram origem”, justificou o governador paraense.”

Mudança coletiva – Helder Barbalho foi enfático em afirmar que vê sendo possível a composição de uma grande rede de conectividade em favor da formação de uma nova cultura da sociedade paraense e brasileira.

“Quero reafirmar o compromisso do estado do Pará em podermos construir esta nova história, esta nova agenda, para construirmos o futuro que queremos para a humanidade. Conto com a parceria das Nações Unidas, da Unesco e de toda a sua rede de parceiros na certeza de que, a partir do Pará, lançamos um desafio ao Brasil, para chegarmos em 2025, com todo o Brasil institucionalizando a educação ambiental nas escolas”, concluiu o governador.

O Pará na COP 28 – Em um esforço coletivo com o governo federal, a iniciativa privada e os movimentos sociais, o Governo do Pará atua para auxiliar o Brasil a recuperar o protagonismo diplomático na agenda climática mundial e conseguir avançar em parcerias e financiamentos internacionais para a preservação das florestas. 

“Por participarmos da COP 28 e sermos sede da COP 30, vivemos um momento em que o mundo olha para nós e se dispõe a nos incluir na agenda climática. E quando falo mundo, eu falo o Brasil, inclusive. Queremos que o Brasil enxergue a Amazônia e o Norte como uma solução para os desafios mundiais e nos ajude a apresentar essa imagem de compromisso e modernidade”, avalia Helder.

Veja no video, o que diz o governador.

Fonte: Agência Pará
Por: Carol Menezes (SECOM)

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo