O Fato do Dia

MPPA vence Prêmio CNMP 2023 na categoria “Diálogo com a sociedade”

O prêmio foi recebido pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr. e pela autora do projeto, Promotora de Justiça Mônica Freire.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi o 1º colocado na categoria “Diálogo com a sociedade” da 11ª Edição do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (Prêmio CNMP 2023) com o projeto “Navegue, Não Naufrague nos Crimes Sexuais”, de autoria da Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) do MPPA, Mônica Freire. A premiação deste ano ocorreu na tarde de terça-feira, 28, no auditório do CNMP, em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube. 

O prêmio foi recebido pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr. e pela autora do projeto, Promotora de Justiça Mônica Freire.

Os trabalhos que compõem a premiação foram selecionados entre 45 semifinalistas, que integraram uma listagem de 586 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer em 2023. Os programas e projetos fazem parte das mais de três mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), produto do Planejamento Estratégico Nacional, ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público.

Na edição deste ano, o MPPA foi finalista em uma das nove categorias, e saiu vencedor pela execução do projeto “Navegue, Não Naufrague nos Crimes Sexuais”, que atua preventivamente contra a violência sexual à crianças e adolescentes.

“Estou muito feliz com o resultado de um trabalho que começou na promotoria de justiça com a intersetorialidade e sensibilidade dos técnicos da promotoria da infância (Bethânia Vinagre, pedagoga; Cristina Romero, psicóloga) e se expandiu no CAOIJ com a dedicação de uma equipe ímpar (Sabrina Kalume, promotora auxiliar, Brenda Ayan, promotora auxiliar; Marina Tocantins, assessora; e Lucas Paolelli, auxiliar de administração) que, de fato, se comunica com a sociedade e busca todos os dias transformar positivamente a vida das pessoas”, celebrou a promotora de Justiça Mônica Freire.

O PGJ César Mattar Jr. parabenizou e destacou o sucesso do projeto: “todos os louros à Dra Mônica Freire e à equipe do CAOIJ. O projeto Navegue, não Naufrague é um modelo exitoso, de amplo espectro social e agora faz história, com o reconhecimento do CNMP e a expectativa de que ele seja implementado por outras unidades do MP brasileiro e regiões do país. O MPPA está orgulhoso com mais uma vitória. Parabéns à Dra Mônica Freire e equipe”.

Projeto “Navegue, Não Naufrague nos Crimes Sexuais”

Criado em 2018, diante do fenômeno da violência sexual, o projeto foi desenvolvido para combater a subnotificação. Para dialogar com a sociedade, são utilizadas três metodologias: uma cartilha para dialogar com os adolescentes informando sobre a violência sexual, inclusive nos meios digitais; técnicas de teatro para as crianças; e uma outra cartilha para adultos, que apresenta toda a estrutura e funcionamento da rede de proteção.

O projeto “Navegue, Não Naufrague nos Crimes Sexuais” Já percorreu 17 escolas e capacitou 4.093 pessoas. Hoje já se estende para além do espaço escolar, indo a praças, saraus comunitários e comunidades ribeirinhas. É uma atividade extrajudicial que aproxima o Ministério Público da sociedade, a fim de dialogar sobre violência sexual e combater esse fenômeno.

Atualmente o projeto é parceiro de órgãos fiscalizadores como Conselhos Tutelares; Delegacias Especializadas em crimes contra crianças e adolescentes; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Estado de Educação, entre outros.

Prêmio CNMP

Instituído pela Resolução n° 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.  

Banco Nacional de Projetos

É por meio do Banco Nacional de Projetos que as unidades do Ministério Público brasileiro cadastram iniciativas (boas práticas, projetos e programas) de autoria de membros ou servidores, com o objetivo de torná-las acessíveis às demais unidades, ao poder público e à sociedade em geral.

 Texto: Ascom MPPA, com informações da Ascom CNMP
 Fotos: Sergio Almeida, Alan Rones e Matheus de Paula

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo