Operação municipal atende romeiros nos postos de saúde montados nas procissões do Círio de Nazaré
“Atendimento perfeito. A equipe de saúde está de parabéns, com profissionais excelentes que dão total apoio e suporte pra gente”, elogiou o promesseiro Yan Gabriel, durante a procissão do Círio de Nazaré 2023. O estudante, de 22 anos, foi atendido pela equipe multidisciplinar em saúde, que faz parte do Departamento de Urgência e Emergência (DEUE), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Yan integra o grupo de Seguidores de Maria e acompanha o Círio há 6 anos. Após sentir desconforto e dores na perna esquerda fez bandagem para aguentar o percurso até a Basílica Santuário de Nazaré.
Operação Círio
O acolhimento aos romeiros durante a trasladação e a procissão do Círio é uma realização da Prefeitura de Belém, em parceria com a Defesa Civil e a Força Nacional de Saúde.
A Operação Círio disponibilizou sete postos de atendimento na Procissão da Trasladação, no sábado, 7 e oito postos na procissão do Círio, neste domingo, 8, oferecendo cuidados desde a massagem nos pés para amenizar a dor da caminhada na procissão, até as necessidades dos procedimentos de urgência, como crises de hipertensão, dores intensas, hipoglicemia, ferimentos e quedas.
Cerca de 800 romeiros foram atendidos em cada um dos oito postos de saúde disponibilizados ao longo do trajeto da procissão.
“É a grande manifestação de fé onde se aliam a vontade e ciência de fazer o bem com a religiosidade, resiliência e gratidão”, destacou a diretora do Departamento de Urgência e Emergência (DEUE), Fernanda Duarte.
Ela informou, que a Operação Círio também marcou presença no Círio Fluvial com uma balsa cotendo dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria.
“O posto de saúde faz um diferencial enorme, já que tem muita gente que passa mal e precisa de atendimento. É uma espécie de refúgio, ajuda essencial”, declarou o romeiro Élio Gabriel, 25 anos.
Acolhimento – O contador lembra que o avô, já falecido, vinha caminhando de Castanhal até Belém para acompanhar o Círio e hoje dá continuidade à promessa de família como devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Durante a procissão, Élio deu uma pausa para reforçar a bandagem para enfrentar o desafio de acompanhar na corda do Círio.
Os postos de saúde realizaram atendimentos em pontos estratégicos como Laboratório Amaral Costa (Nazaré), Alepa, Solar da Beira Bradesco Presidente Vargas, Correios, Casa da Linguagem, Cinbesa e Clube do Remo.
Devido ao calor intenso, a artesã Helen Fernandes, 29, teve baixa de pressão e passou mal durante o percurso. “É a primeira vez que acompanho o Círio. Sou empreendedora e enfrento altos e baixos no trabalho. Vim agradecer pela fé que faz com que a gente nunca desista. Fui acolhida e é muito importante e necessário esse atendimento de saúde ao público”, comentou.
Fonte: Agência Belém
Texto: Augusto Pacheco