Mercado

Dia do Cliente: Consumidor deve estar atento às “ciladas” na hora das compras**

Dia 15/09 é o dia do Cliente, uma data criada para prestigiar os consumidores e aquecer o comércio brasileiro. Descontos, ofertas e sorteio de brindes são disponibilizados pelos lojistas como uma forma de impulsionar as vendas e atrair novos consumidores, assim como estreitar laços com os clientes.

Segundo o relatório State of the World, da WorlWatch Institute, o Brasil está entre os dez maiores mercados consumidores do mundo, ocupando a sétima posição, o que representa 57,8 milhões de consumidores brasileiros. Com um índice tão alto, é imprescindível estar atento aos direitos dos clientes para que eles não sejam lesados na hora das compras.

De acordo com o advogado especialista em direito do consumidor, Kristofferson Andrade, datas comerciais como essa acumulam reclamações por parte dos consumidores devido às “ciladas” como falsas promoções e produtos não entregues, no caso das compras online. “É importante pesquisar sobre a empresa a qual você está adquirindo determinado produto ou serviço, verificar a reputação da loja, fazer comparações, para poder, no final, fazer a melhor escolha. Existem muitos sites na internet, por exemplo, que são falsos ou disponibilizam ofertas enganosas.”, explica o advogado.

Kristofferson alerta que, mesmo seguindo todas as dicas, e o produto ou serviço não veio como o ofertado, o cliente pode procurar seus direitos que são respaldados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Segundo o CDC é preciso haver clareza nas informações repassadas pelas empresas e que haja um cumprimento das condições de pagamento e valores para que o cliente não seja prejudicado e possa ter uma ótima experiência de compra”, orienta.

Ainda segundo o advogado, se o cliente se arrepender da compra, tem o direito de devolver a mercadoria sem qualquer custo, no prazo de até sete dias, de acordo com o artigo 49 do CDC. “Essa troca não é obrigatória. Por isso é preciso estar de olho nas políticas de trocas, principalmente das lojas online”, finaliza.

Fonte: Norimar Muller Comunicação e Marketing

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

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