O Fato do Dia

Pequenos negócios têm espaço na Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Foi aberta nessa quinta-feira (15), 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras, em Belém. O evento é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria do Estado de Turismo (Setur), com a parceria do Sebrae no Pará, que está com um espaço de 100 metros quadrados para a promoção e comercialização de produtos turísticos de pequenos negócios atendidos pela instituição.

O local, é possível ter contato com as belezas de destinos turísticos do Marajó (Soure/Salvaterra), Amazônia Atlântica (Bragança, Augusto Corrêa e Salinópolis), Parauapebas, Belém, Tomé-Açu, Belterra e Santarém.

Ao final da experiência, será possível conhecer um pouco mais dos destinos, em espaços com agências de turismo que vendem os roteiros, além de técnicos das secretarias de turismo de Belterra e Santarém. As empresas são: Contrevis, Monotur, Amazon Way, Rocha Turismo, Amazon Aventura, Brasil Amazon (Belém); El Shaday (Parauapebas); Scafi Turismo (Soure e Salvaterra/Marajó); Narmy Turismo (Amazônia Atlântica); e Brasil Regener-ar Tour (Tomé-Açu).

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destaca o trabalho que a instituição tem desenvolvido no ramo do turismo. “O trabalho que desenvolvemos no segmento do turismo tem como base quatro pilares: inovação, governança, sustentabilidade e experiência”, ressalta.

Para a empreendedora Milene Moreira, da Re-generar Brasil tour, empresa que trabalha com experiências regenerativas do meio ambiente, é de grande importância estar na Fita. “Primeiro dia de feira, em poucas horas, fechei uma parceria imensa para trabalhar em Tomé-Açu. A expectativa é fazer mais parcerias com outras empresas, uma delas é conseguir startar os produtos de Tome-Açu para o mercado”, destacou Milene que é cliente do Sebrae e já fez diversas capacitações pela instituição.

Os sócios Raquel Ferreira e Leandro Ferreira, da Monotur, agência de turismo de Belém que foca na experiência e imersão amazônica, a feira é uma vitrine para o empreendimento. “A vitrine que a feira traz para a gente e a oportunidade que o Sebrae trouxe para nós empreendedores, é justamente tentar trazer esse destino mais próximo dos paraenses, porque se a gente fala bem do nosso estado, a gente vai trazer gente de fora para nossa região.

Como expectativa, os sócios destacaram que além de fechar parcerias, pretendem alcançar cada vez mais municípios paraenses. “Hoje, início de feira, a gente já fechou uma parceria para fazer um roteiro para Benevides e Benfica. Então, é uma oportunidade que as pessoas estão circulando, procurando essa rede para poder colocar o seu negócio. Para gente, a fita é um grande balcão de negócios”.

Estiveram na abertura do evento, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; as diretoras do Sebrae/Pa, Domingas Ribeiro (técnica) e Cássia Costa (administrativa e financeira); o prefeito de Soure, Guto Gouveia; a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald; o secretário adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira, entre outros representantes de entidades de classe e de organizações do poder público, além de empreendedores dos segmentos de turismo e gastronomia.

Considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, a 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita 2023, funciona das 14h às 22h, até o dia 18 de junho, em Belém.

“A Fita dá oportunidade para empreendedores diretamente ligados ao turismo divulgarem os seus trabalhos. E o Sebrae, que tem essa raiz do empreendedorismo no estado, tem capacitado e trazido oportunidades dando melhoria e qualidade ao serviço que é prestado por vários trades de turismo do Pará”, frisa o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, ressaltou a importância da feira para as empresas de turismo

O Sebrae/Pa também é parceiro na realização de Cozinhas Show, onde ocorrerão oficinas com 15 chefes do Pará e de São Paulo. No primeiro dia do evento, houve o painel “O turismo sustentável na Amazônia motivado pelas cozinhas de origem”, com participação dos chefes Morena Leite, do restaurante Capim Santo; Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo e Clodomiro Maués “Bola”, do restaurante Solar do Bola. O produtor de conteúdo gastronômico, Marcos Médici, foi o mediador. A programação de oficinas da ação segue até o domingo (18), das 14h às 18h50.

Fonte: Agência Sebrae de Noticias Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo