Mercado

Exposição “Abstracionismos” é atração de domingo, 04, no Circular Campina Cidade Velha

A beleza da arte abstrata e as sensações que ela provoca no espectador são o mote da exposição “Abstracionismos”, que o coletivo Artephotoclube AP no Circular apresenta no próximo domingo, 04, no Terrace AP  (sede social da AP), dentro da programação do projeto Circular Campina Cidade Velha. A visitação é aberta ao público e vai das 10h às 16h.

Tela de Ronaldo Moraes Rego
Foto: Divulgação

A exposição é composta de 15 obras dos artistas Camila Fialho; Dina Oliveira; Pablo Mufarrej; Geraldo Teixeira; Jorge Eiró; Simões; Tadeu Lobato; Elaine Arruda; Paula Sefer; e Ronaldo Moraes Rêgo. A curadoria é do diretor artístico-cultural do clube, Thiago Lima.

O curador informa que a escolha por uma exposição somente com obras do movimento abstrato foi com o objetivo de abrir espaço para a contemplação dessa arte. “Ainda não havíamos realizado uma exposição integralmente de abstratos. São obras extremamente marcantes na história da arte, de modo que, permite aos espectadores apreciarem esse formato artístico.”, destaca.

O artista plástico Geraldo Teixeira participa com três obras. Em uma delas, usa a azulejaria como base  de pesquisa para uma representação bidimensional. “A passagem do tempo sempre tem  importância em minha obra, e a tinta que escorre entre as formas geométricas denota tempo, esquecimento, descaso.”, relata.

A arte de Tadeu Lobato está representada por dois trabalhos em vidro, frente e verso, onde ele utiliza tinta spray. Ele explica que são gráficos que traçam um diálogo com as obras dos anos 70 da artista plástica Mira Schendel.  “Meu trabalho é basicamente feito de diálogos abismais, isto é: o artista eleito é o pano de fundo e, em certos casos, invisível. Essa obra é um jogo de rebatimento, de captura, porque o espectador se vê nele quando fica em frente à tela.”

Pablo Mufarrej apresenta uma obra da série “Eu, O Horizonte e Minha Caverna”. O título atua como uma espécie de conceito. “Esta obra da exposição, em específico, representa meus estudos sobre a lírica da cor e suas interações. É a primeira obra que será exibida do quinto movimento da série EHMC. Foi concebida especialmente a convite do curador.”

Jorge Eiró participa da exposição com dois trabalhos. O primeiro é uma pintura acrílica sobre tela, da série inédita Grafites Rupestres. “Nela, eu incorporo as referências rupestres de Monte Alegre (PA), fazendo uma releitura contemporânea.”, conta. O segundo trabalho é também de uma série inédita chamada “À Francesa”, que mostra uma aquarela sobre papel com os moldes da curva francesa.

O curador Thiago Lima assegura que a exposição será uma bela experiência para o público que visita-la. “O público pode esperar uma mostra do grande potencial, com trabalhos de arte abstrata desenvolvidos em nossa cidade por artistas novos e os consagrados, que são expoentes neste tipo de produção.”, avalia.

Serviço: A exposição “Abstracionismos”, do coletivo Artephotoclube AP no Circular, abre neste domingo, 4, no Terrace AP ( Sede Social da Assembleia Paraense, na Presidente Vargas) das 10h às 16h, dentro da programação do Projeto Circular Campina Cidade Velha. Visitação aberta ao público.

Fonte: Norte Comunicação por Iva Muniz
 

 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo