Encontro das Nações Unidas, em Blém,com a participação da Seduc
O secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, participou da abertura dos trabalhos do encontro ”Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”, organizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na manhã desta quinta-feira (1º), em Belém. O objetivo da reunião foi discutir a ampliação dos conhecimentos sobre os primeiros anos de vida e mobilizar os gestores para elaborar políticas e programas mais eficientes sobre o tema, vital para o desenvolvimento humano.
”Dentro da educação a primeira infância é o tema mais importante que nós temos. A formação dos mil primeiros dias é a mais importante do ser humano, e discutir educação infantil, apesar de ser uma responsabilidade dos municípios, o Estado do Pará, o governador Helder Barbalho tem investido em educação infantil, e nós temos uma visão de que precisamos, cada vez mais, investir na infraestrutura, desde a construção de creches, para as crianças que mais precisam. Mas também, olhar para a parte pedagógica, sobre como podemos dar apoio e suporte para educação. A região Norte e o Pará precisam avançar, e ter esse encontro aqui no Norte do País, aqui em Belém, é fundamental”, disse o secretário de Educação.
Secretário da Seduc, Rossieli Soares destacou o investimento do Estado em construção de creches e na área pedagógica, mesmo sendo a educação infantil responsabilidade das gestões municipais
Foto: Daniel Guimarães/ Ascom Seduc
Durante o evento, o governador do Pará, Helder Barbalho, foi representado pelo secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Esmerino Neri Batista, que destacou avanços investidos pelo Estado na primeira infância. ”Queremos ressaltar que nós, aqui no Estado, já estamos com algumas políticas voltadas para primeira infância, mas queremos aprender mais e trabalhar mais por essa missão. Todos os municípios terão ao menos uma creche, do Programa Creches Por Todo o Pará, temos também as Usinas da Paz, que já contam com grande políticas educacionais. Já temos nove instaladas no Estado, e vamos chegar a mais 40 unidades. A necessidade de se criarem essas políticas são fundamentais, mas nós queremos fazer mais, para aprender novas políticas”, destacou ele.
Alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa quer inspirar a construção de projetos de médio e longo prazos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância e auxiliar a construção de estratégias colaborativas entre setores e entes federados.
Fonte: Agência Belém
Por Bruno Magno/Seduc