Jovem pianista armênia escolhe Belém para sua estreia no Brasil. Apresentação única será no Theatro da Paz, acompanhada pela Orquestra Jovem Vale Música
Juventude e talento reunidos no palco do Theatro da Paz no próximo domingo, 4/6. A premiada pianista armênia Eva Gevorgyan, 19 anos, escolheu a capital paraense como palco da sua primeira apresentação em terras brasileiras. Ela chega à Belém atendendo ao convite da Fundação Amazônica de Música e será acompanhada pelos jovens talentos da Orquestra Jovem Vale Música Belém sob regência do experiente maestro Roberto Tibiriçá. No repertório de sua apresentação única em Belém, as obras de Sergei Rachmaninoff (1873-1943) e Alberto Ginastera (1916-1983). O concerto inicia às 19h.
Orquestra Jovem Vale Música acompanhará a pianista Eva Gevorgyan, em concerto no próximo domingo, 4/6
Foto: Ediel Sousa
Com apenas 19 nos, Eva Gevorgyan já impressionou a crítica com “sua eloquência emocional e técnica impecável”. Com isso, escalou rapidamente o pedestal de talentos promissores do mundo pianístico. No XVIII Competição Internacional Chopin, em Varsóvia, foi a finalista mais jovem do concurso e, em 2019 foi premiada pelo International Classical Music Awards. Em 2022, foi a vencedora do Concurso Rachmaninoff e Artista Yamaha. Já em 2023, conquistou o Prix de Piano na Competição de Bern (Suíça).
Eva já recebeu prêmios em mais de 40 competições internacionais de piano e composição nos EUA, Alemanha, Polonia, Espanha, Itália e Rússia incluindo o Primeiro Prêmio na Cleveland International Piano Competition para Jovens Artistas, o Prêmio de Melhor Intérprete de Bach e o Prêmio Canton Orchestra Prize. No Conservatório Tchaikovsky (Rússia), Eva estuda com a professora Natalia Trull e também estuda em Madri (Espanha) na Escola Rainha Sofia. Ela já compartilhou o palco com regentes como Valery Giergiev, Vladimir Spivakov, Vassily Petrenko, Lawrence Foster, entre outros. Como solista se apresentou em festivais de prestígio mundial, onde se destacam o Festival Verbier, o Festival internacional de Piano do Mariinsky e o Festival das Estrelas das Noites Brancas. E neste domingo, será solista, acompanhada pela Orquestra Jovem Vale Música.
Já o maestro Roberto Tibiriçá retorna a Belém para novo encontro com a Orquestra Jovem Vale Música. Experiente e reconhecido internacionalmente, ele já esteve à frente da direção artística e também ocupou o cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do SODRE (Montevidéu/Uruguai), dentre outras. Ocupa a Cadeira Nº 5 na Academia Brasileira de Música e é Membro Honorário da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Foi nomeado, em 2022, Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Vale Música Belém
O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior. Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.
Orquestra Jovem Vale Música
Criada em janeiro de 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é resultado do Projeto Vale Música Belém e já se apresentou em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. A orquestra reúne jovens de 13 a 29 anos de idade e conta atualmente com a regência titular do jovem maestro paraense Renan Cardoso.
Serviço
O que: Concerto da pianista Eva Gevorgyan com a Orquestra Jovem Vale Música sob a regência do Maestro Roberto Tibiriçá
Quando: domingo, 4 de junho
Horário: 19h
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Theatro da Paz, a partir das 17h do domingo, 4/6, limitados a 2 ingressos por pessoa.
Fonte: Relacionamento com a Imprensa/Vale