Mostra apresenta produção desenvolvida nas Casas Penais para reinserção social
O Judiciário do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) promove, na próxima terça-feira, 30, uma mostra com ações de reinserção social, que incluem apresentação de corais de música, produção artesanal e de moda de autoria de custodiadas e custodiados do sistema penal.
A cerimônia ocorrerá no auditório da sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a partir das 9h, com abertura da exposição produtos confeccionados dentro das Unidades Prisionais do Centro de Recuperação Feminina (CRF), Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e Presídio Estadual Metropolitano (PEM III).
Parte da exposição é resultado do projeto Realiza, idealizado pelo juiz Deomar Barroso, titular da Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, que desenvolve ações visando estimular o empreendedorismo nos internos e nas internas com fins em sua reinserção social após o cumprimento da pena.
Entre as atividades de reinserção desenvolvidas nas casas prisionais, estão, por exemplo, as oficinas de moda. Os resultados também serão exibidos na programação, com o desfile de peças criadas para a coleção “Verão 2023” e “Salve a Mãe Natureza”, produzidas por 27 mulheres da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) e do Realize, custodiadas na unidade penal CRF Ananindeua.
O projeto Realize, resultado de um Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), através da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) com a Faculdade Estácio-FAP, prevê o desenvolvimento de carreiras, qualificação para o mercado de trabalho, cursos sobre abertura de pequenos negócios, palestras sobre educação financeira e comunicação interpessoal, cursos de digitação e navegação na internet, além da prestação de assistência jurídica.
A programação da mostra de reinserção, que contará com a participação dos familiares das internas e dos internos, também inclui as apresentações dos corais, ligados a ações da SEAP, “Transformados por Jesus” , “100% Liberdade” e “Filipos”, em parceria com igrejas evangélicas.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa/Departamento de Comunicação/TJPA