Social

Estudantes e educadores da rede municipal vão às ruas contra a exploração de crianças e adolescentes

Com o objetivo de garantir o enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou programações especiais do Projeto “Ser Criança e Adolescente na Belém da Nossa Gente”.

A programação foi conduzida pela Diretoria de Educação (Died), nas escolas da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira, 18, dia instituído para realização de campanhas de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Além da capital, as ações foram realizadas nos distritos do município.

Mobilização e conscientização

No Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), dez escolas se mobilizaram em caminhadas, levando cartazes, com músicas e poesias a todos que paravam para observar o cortejo. A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, acompanhou a programação de conscientização da população.

“Este é um momento de aula nas ruas, caminhando para mostrar a importância para que todos sejam conscientes dos direitos e a proteção de nossas crianças e adolescentes. Enquanto gestão, é nosso compromisso garantir políticas que favoreçam um futuro melhor para todos e todas”, pontuou Araceli Lemos.

Professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Franciso Nunes, Talyane Nunes acredita que a caminhada é importante e leva conscientização e proteção da criança, que é sujeito de direito. “A Prefeitura organizando esse tipo de mobilização faz com que a comunidade tenha contato com essa luta que temos dentro das escolas, proporcionando diálogos permanentes com as famílias e professores”, destacou a professora.

Além das escolas do distrito Dagua, as ações pedagógicas em alusão ao Maio Laranja foram realizadas em todas as 204 unidades escolares da rede pública municipal, incluindo os anexos, unidades Organizações da Sociedade Civel (OSCs)  e na Fundação Escola Bosque (Funbosque).

Proteção

Para fortalecer o apoio e proteção a crianças e adolescentes, a rede municipal de educação conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) no projeto “Ser Criança e Adolescente na Belém da Nossa Gente”, que auxilia nas formações com docentes e ações lúdicas com as crianças e adolescentes.

A Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines) também atua por meio do do projeto Guardiões da Saúde, lançado em 2022, que utiliza um aplicativo para acompanhar em tempo real o comportamento da pandemia de covid-19 nas unidades municipais de educação. Atualmente, o aplicativo incorpora novas funcionalidades, como a notificação de casos de violência e outras ocorrências.

“Nós, como mães, pais e responsáveis, estarmos nessa rede de apoio reflete a segurança da gestão com as crianças. Além de poder contar com esses momentos, que são fundamentais para mostrar para todos esses assuntos”, ressaltou Jislaine Barbosa, mãe de Aaron Gohan, aluno da EMEI Profª Venuzina Marinho de Souza.

“Ser Criança e Adolescente na Belém da Nossa Gente”

O projeto de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, desenvolvido pela Semec – anteriormente denominado “Direito de Ser Criança e Adolescente” -, chega à 16ª edição, alinhado à política educacional e social da gestão municipal, passando a ser chamado “Projeto Ser Criança e Adolescente na Belém da Nossa Gente”.

São desenvolvidos programas e ações de prevenção à violência, proteção integral às crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, fundamentais para potencializar os debates sobre os direitos da infância e a necessidade de formação dos profissionais da educação sobre o tema.

Data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em 18 de maio foi instituído em 2000, pelo projeto de lei 9970/00, baseado na data do assassinato da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi vítima de violência sexual e crueldade, em maio de 1973, em Vitória (ES). 

 

Fonte: Agência Belém 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo