Prefeitura de Belém e Governo do Estado iniciam campanha de combate ao crime de poluição sonora
O Dia Internacional de Conscientização sobre Ruídos é lembrado em todo o Brasil nesta quarta-feira, 26 de abril. Para lembrar a data na capital paraense, na manhã desta terça-feira, 25, a Prefeitura de Belém abriu a programação da campanha “Baixa o Som e Aumenta o Respeito”, uma ação educativa para fiscalizar e combater o crime de poluição sonora no bairro da Pedreira, que, segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop), é o bairro onde há maior denúncias desse tipo de delito.
As equipes de fiscalização, compostaa por guardas municipais e agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Organização Pública orientaram feirantes, lojistas e a população em geral para explicar as normas em relação à poluição sonora. Por meio de carro e bike-som e até mesmo batendo nas portas das residências, fizeram o possível para tingir o máximo de moradores do bairro, no sentido de respeitar a legislação em vigor que trata sobre o assunto.
“O som alto prejudica todos nós, principalmente as pessoas idosas. Ação como essa, que visa combater esse tipo de crime, é necessária aqui na Pedreira”, diz a dona de casa e moradora do bairro da Pedreira, Cristine Bezerra.
Campanha educativa
A ação é da Câmara Técnica do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), composto por órgãos municipais, estaduais e federais de segurança e fiscalização. Mas, específicamente, a “Baixa o Som e Aumenta o Respeito” envolve a Guarda Municipal; polícias miliatar e civil do Estado do Pará; Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); e secretarias de Meio Ambiente do Estado (Semas-PA) e de Belém (Semma).
“Essa é uma ação educativa com distribuição de panfletos para conscientizar a população que você tem o direito de ouvir seu som, mas o seu direito não pode se sobrepor o direito da coletividade”, explica o secretário-executivo do GGI-M e inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro. Segundo ele, a partir do próximo dia 29 vão ocorrer mais fiscalizações em Belém, inclusive com aplicação de penalidades para quem for flagrado cometendo poluição sonora.
Moradora do bairro da Pedreira há anos, a autônoma Adélia Maria Santos, aprovou a iniciativa da campanha e afirma que a população precisa colaborar com o poder público, sobretudo, denunciando os casos de poluição sonora que, na opinião dela, “é só assim que a situação pode ser resolvida”.
Além do bairro da Pedreira, as ações de educação e fiscalização da “Baixa o Som e Aumenta o Respeito” devem ocorrer em outros bairros da cidade, em especial, os que possuem os maiores números de denúncias referentes à poluição sonora: Guamá e Jurunas.
Fonte: Agência Belém