Mercado

Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) do Sebrae no Pará

A empreendedora Vanessa Anselmo contou com a ajuda do projeto Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), realizado pelo Sebrae no Pará, para dar um gás à sua empresa, que produz e comercializa peças personalizadas com tecidos de reaproveitamento têxtil.

O Ateliê Criativo nasceu há dois anos, durante o período da pandemia da Covid-19, de uma necessidade de resgatar um sonho de família: trabalhar com a confecção de produtos personalizados. No início, pelo cenário vivido, o ateliê tinha como carro-chefe máscaras faciais personalizadas.

“A minha mãe já mexia com bonecas. Eu só me engajei quando a gente viu a possibilidade de ampliar o negócio, com peça personalizada, que é o bordado exclusivamente para bebê”, lembra a Vanessa, que é formalizada como Microempreendedora Individual.

Com o tempo, a empreendedora percebeu a oportunidade de trabalhar para as mães que não tinham condições de oferecer um produto personalizado para os seus filhos recém-nascidos. “Eu tinha vontade de trabalhar com algo social, só não sabia o quê. Eu tive uma perda e foi através dessa perda que me fez perceber que muitas mães não têm condições financeiras de receber o seu filho, ter uma peça personalizada”, comentou Vanessa.

-Produtos

O Ateliê Criativo trabalha com a criação de fraudas personalizadas, feitas de retalhos de tecido 100% algodão; bonecas, que são feitas de reaproveitamento de tecidos têxtil; enxovais (manta, pano de boca, panos de prato personalizado); saquinhos organizadores e capas de cadernetas de vacina.

A produção é por encomenda. A escolha do tema é individualizada, de acordo com o que o cliente indica ou a empreendedora sugere.

Um dos pontos de contato para as vendas são as redes sociais. “Hoje, a gente tem que estar conectado a praticamente todas as redes sociais. Se você quiser dar um passo na sua vida, engajamento no seu negócio, você tem que estar sempre atualizado”, afirmou.

Caixinha hospitalar

Atualmente, a empreendedora está implementando a caixinha hospitalar em dois hospitais de Paragominas, uma estratégia utilizada para arrecadar ajuda financeira das pessoas que estão internadas ou só de passagem pelos hospitais que a empresa tem parceria.

O objetivo é incentivar que a população contribua para ajudar na montagem dos kits que são doados para as mães carentes. “Um dos kits é composto de um pano de boca, uma fralda, uma fralda enxuta e uma toalha. O outro são cinco fraldas, uma toalha, frauda enxuta e três saquinhos organizadores, que é para a primeira troca, segunda troca e terceira troca”, explica.

Planos para o futuro

Vanessa conta que está contente com avanços da empresa em um curto espaço de tempo. “Estou muito feliz, muito satisfeita, e a gente quer acrescentar muitas coisas, temos muitos projetos ainda”, comentou.

Entre os projetos da empresária, estão a conquista da loja física; expansão do negócio; compra de mais máquinas; investimento em social media para administrar as redes sociais digitais; construção do site da empresa; assim como agregar e realizar capacitações através de cursos de bordado.

Participação no NISA

O programa Negócios de Impacto Socioambiental é voltado para empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho socioambiental. Esses negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas também se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam. É o caso do negócio de Vanessa.

“Juntou muitas coisas: ter que entregar as encomendas, às vezes não dava para vir sábado, a minha filha adoeceu. Aí eu disse não, tem muitas coisas que está entrando no meio para eu desistir. Eu vou, cheguei até aqui e vou até o final”, enfatizou Vanessa, ao relatar que quase desistiu de participar do NISA.

E, segundo ela, valeu a pena perseverar. Após a participação nas mentorias, a empreendedora disse que conseguiu fazer bons contatos profissionais, descobriu quem é o seu cliente, para quem deve direcionar a venda dos seus produtos e melhorar a identidade visual do seu negócio. “A minha logomarca estava de uma forma e agora está saindo de outra, bem top para o mercado”, enfatizou, festejando mais um benefício.

Acesse @vanessa_ateliecriativo e conheça mais sobre o negócio de Vanessa.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo