O Fato do DiaSocial

Programa Inova Amazônia do Sebrae: Empreendedor paraense cria plataforma sustentável

Uma plataforma em que as pessoas, por meio de suas compras on-line, contribuam com o reflorestamento da Amazônia em áreas degradadas. Esse é o negócio da Treeback, Startup que tem como proprietário o empreendedor paraense Antônio Cerqueira, que reside em Roraima, sede da empresa, há 22 anos. A ideia surgiu a partir de uma preocupação ambiental, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O negócio funciona assim: a Treeback tem parceria com mais de 30 empreendimentos. A partir de R$ 50,00 em compras nas empresas parceiras, os consumidores podem transformar o cashback do consumo em árvores plantadas. “A devastação da floresta não é um novo. Queremos fazer algo a respeito, conciliar as duas coisas, empreender, e ao mesmo tempo, contribuir com o reflorestamento”, pontua Antônio, ressaltando que o consumidor terá acesso exclusivo para monitorar a árvore plantada.

“Com esta parceria, somos comissionados e fazemos o plantio de quatro a cinco árvores, em áreas públicas devastadas e áreas indígenas, preferencialmente. Plantamos espécies nativas e frutíferas com o objetivo de gerar renda para aquelas comunidades”, ressalta o empresário.

Antônio participou do Programa Inova Amazônia, iniciativa promovida pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico e social em oito estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará. O Programa, lançado em 2020, beneficiou 240 empresas na área de bioeconomia, sendo que 24 delas só no Pará, estado pioneiro na iniciativa.

Segundo o empreendedor, a participação no Programa foi determinante para a consolidação da empresa. “O Inova Amazônia melhorou nossa presença digital e fortaleceu a ideia de internacionalização”, desataca Antônio.

O empresário afirma que o Inova Amazônia também permitiu um maior conhecimento de mercado e o aperfeiçoamento das habilidades empreendedoras. “Participamos no WEB Summit, em Lisboa, e de uma missão internacionalização, na Alemanha, tudo com o apoio do Sebrae. Foram viagens com focos distintos, muito importantes para os negócios”, frisa. “O trabalho com o Sebrae possibilitou mostrar meu trabalho pro Brasil e pro mundo. O Inova Amazônia é muito importante, espero que o Programa continue, para ajudar outras empresas”, reforça.

Para 2023, as metas do empreendedor, que é graduado em Contabilidade e Análise e Desenvolvimento de Sistemas incluem fortalecer a presença digital e amadurecer a internacionalização, inclusive com ideias para expandir os negócios para o exterior.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo