O Fato do Dia

Advogado Alex Centeno em entrevista: O judiciário se faz peça fundamental da engrenagem da vida do país

O advogado Alex Centeno fala, em entrevista a este portal, sobre a importância do judiciário em nosso pais e de seu pleito, em ser indicado, ao desembargo.
 
1. Área de atuação do direito ?
 
Sou sócio fundador do CNPAG Advogados. Escritório com atuação empresarial, tributária, administrativa e eleitoral. Cuido da pasta tributária e atuo com administrativo e eleitoral. 
Tenho formação na UNAMA em direito e duas pós-graduações na GV-Law (FGV) de São Paulo.
 
2. Qual a importância do judiciário?
 
Eu sempre digo que acredito muito no judiciário. O Brasil é o país que mais litiga no mundo, com volumes gigantescos de ações novas todos os dias, mas a nossa justiça consegue dar uma resposta a este volume.
Neste cenário, o judiciário se faz peça fundamental da engrenagem da vida do país, trazendo equilíbrio às forças e impedindo o avanço daqueles que tentam violar os direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Sem um judiciário forte, a democracia tenderia ao autoritarismo e à ditadura.
 
3. Pleitear ser desembargador  é uma missão sua ? Um objetivo seu ?
 
Sem dúvida alguma eu considero isso uma missão. A missão de poder representar a advocacia, de representar especialmente a atual geração, que vem ganhando espaço no poder executivo estadual, nos quadros da OAB, nos novos magistrados e membros do MP. Observem os novos membros dos tribunais superiores. Por muitos considerados jovens, mas, sem dúvidas, fiéis reflexos da atual sociedade e sua formatação. 
Portanto, a minha missão é representar, é me conectar, primeiro com a classe dos advogados, mas também com a atual geração que faz as engrenagens da economia e da nossa sociedade se movimentarem, para poder lutar pelos ideais que representamos e defendemos.
 
4. Você acredita que pode contribuir como desembargador em nosso TJPA?
 
Não penso ser melhor que ninguém. Tenho perfil agregador. Não tenho vaidades e não me permito achar que sei mais que qualquer outra pessoa. Tive em casa uma criação voltada em sempre ouvir as pessoas, em ser leal aos que depositam confiança em mim e acima de tudo ter gratidão. Essa é a minha personalidade, que associo com a escola de grandes mestres da advocacia que tive a oportunidade de ter ao longo dos anos e as experiências políticas que meus caminhos profissionais me permitiram viver, para formatar pilares de equilíbrio e serenidade. Tenho vontade e muito gás para trabalhar, mas sem deixar isso se tornar ímpeto desarrazoado para não influenciar no meu caminho e no que entrego às pessoas.
Esse é o Alex. Isso é o que quero mostrar como pré-candidato ao quinto e, se escolhido for, contribuir com os meus pares e com o Tribunal. 
 
5. Está preparado para ocupar uma cadeira como desembargador?
 
Uma coisa que defendo é a necessidade de estar sempre ouvindo os diversos grupos de uma sociedade. Quero poder conhecer com cada um as suas dificuldades, quero trazer comigo essa representatividade, quero estar em constante aprendizado.
Ninguém sabe tudo, ninguém acerta sempre, mas aqueles que buscam se aprimorar, aprendendo com a vivência, com os erros e acertos, são os que prevalecem e se tornam os paradigmas, de profissionais e pessoas, que devemos buscar.
Como pré-candidato, entendo que estou pronto para cumprir o desafio com essa mentalidade. Vou encarar com humildade, querendo ouvir e aprender com todos para poder ir além e poder representar muito bem a sociedade e seus diversos segmentos.
 
6. Qual a mensagem que você destina aos paraenses ?
 
Nós vivemos no estado com o maior potencial deste país. Precisamos reconhecer isso e realizar que o Pará representa o futuro.
No entanto, para que isso se concretize precisamos escolher muito bem aqueles que nos representam. Estes devem refletir, defender e buscar este ideal de Pará. Sejam eles representantes do executivo, do legislativo ou do judiciário. A advocacia, através da OAB, tem a oportunidade de escolher um membro da maior Corte do estado. O ideal é avaliar cada um, suas ideias e ver quem pode melhor lhe representar. Entender com quem se identifica e daí ajudar a alcançar essas posições para que esse futuro que se deseja possa se tornar uma realidade.
 
Com informações/ Assessoria
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo