Social

Prefeitura e beneficiárias do programa Donas de Si celebram a qualificação profissional de mil pessoas

 

O prefeito Edmilson Rodrigues participou do encontro das beneficiárias nesta quinta-feira, 19, no auditório do Centur. Ele destacou o empenho de sua gestão em combater a fome com desenvolvimento de políticas públicas. “Atuamos para garantir o combate à fome com o Bora Belém – programa de renda cidadã – e  o Donas de Si, com a formação profissional”, explicou.

Ele também enfatizou que a diplomação dos cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Belém é feita por instituições com credibilidade no país  e validade em qualquer lugar do território brasileiro.

O I Encontro Donas de Si, reuniu alunas e alunos de 58 turmas que concluíram os 22 cursos já ofertados e realizados pelo programa em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai).  A cantora Gigi Furtado animou o encontro interpretando canções paraenses. 

O prefeito Edmilson Rodrigues e a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, apresentaram aos participantes o Mapa Digital implantado pelo Banco do Povo para facilitar o acesso das pessoas interessadas em participar dos cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Belém. 

O Mapa está disponível no endereço: https://bancodopovo.belem.pa.gov.br e disponibiliza os cursos realizados pelos beneficiários, consulta por bairro e número de pessoas atendidas, fotos das turmas, dados do avanço do programa, como por exemplo, informações do Crédito Solidário.

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Donas de Si têm potencial de geração de renda imediata, como corte e costura, corte de cabelo, manicure e pedicure, confeitaria, panificação, bolos e doces, jardinagem e paisagismo, entre outros. Outros cursos são voltados à inclusão digital, caso de Informática Básica e Excel, que tiveram nove turmas com o atendimento de 180 pessoas. Os alunos concluintes recebem certificados com validade nacional.

Pessoas qualificadas e agradecidas 

A indígena Warao, Argélia Del Carmen, que reside em Belém há 2 anos, agradece por ter concluído o curso de corte e costura e tem uma visão positiva do futuro na cidade. “É um curso que vai servir para seguir em frente com conhecimento. E isso é muito importante para mim”.

“Foi muito bom o curso. Muitas mulheres ficavam em casa e não tinha renda nenhuma. Com essa renda extra depois do curso de processamento de frutas vai me ajudar muito com as minhas duas filhas”, contou a vendedora, Fernanda Moraes, 34, da Ilha de Mosqueiro, com o certificado na mão.

Também da Ilha de Mosqueiro, a aposentada Eliana Campos, 71, participou do encontro das mulheres, orgulhosa com certificado do curso de Paisagismo e Arranjos Florais em mãos. “Eu simplesmente me surpreendi com o curso. No curso eu ampliei meu conhecimento e vi uma oportunidade de renda extra. A Prefeitura de Belém está de parabéns porque isso abriu um leque pra muita gente que precisa”, disse a aposentada.

“O I Encontro das Donas de Si é uma celebração pelos 407 anos de Belém. É um presente para Belém. Fazemos a celebração porque contabilizamos mil pessoas atendidas de junho de 2021 a dezembro de 2022”, informa a coordenadora do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Donas de Si – Lançado em 2 de junho de 2021 pelo prefeito Edmilson Rodrigues, o Donas de Si foi inicialmente voltado às mães provedoras do lar, especialmente as beneficiárias do Bora Belém e outros programas de assistência social. 

Em maio de 2022, o atendimento foi expandido com a assinatura de contratos de prestação de serviço junto ao Senar e Senac, nos valores de R$ 303 mil e R$ 500 mil, respectivamente, permitindo a abertura das inscrições para a população em geral, inclusive, para homens.

Outros grupos vulneráveis alcançados com a oferta de cursos foram pessoas LGBTI+, indígenas Warao, pessoas remanejadas dependentes do auxílio-aluguel, mulheres vítimas de violência doméstica, empreendedores da economia solidária e familiares de internos do sistema prisional.

Fonte: Agência Belém 

Por Joyce Assunção 

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo