Mercado

Dia do Riso tem acervo de Epaminondas Gustavo no Museu Judiciário

No Dia Internacional do Riso, celebrado nesta quarta-feira, 18, o Departamento de Documentação e Informação do Judiciário paraense realizará evento em homenagem ao juiz Cláudio Rendeiro, conhecido pelo personagem Epaminondas Gustavo. Intitulado “Claudio Rendeiro: Trajetória, Memórias e Saudade”, o evento ocorrerá das 15h às 18h, no Museu Judiciário Estadual (localizado na Avenida Nazaré, nº 582), com o intuito de preservar a memória do magistrado e comediante, que infelizmente faleceu, vítima da Covid-19, em janeiro de 2021. 
 
Haverá, na programação, a assinatura do Termo de Doação de Acervo de mais de 1.500 áudios pertencentes ao juiz e artista, além de roupas e objetos das suas apresentações, que passarão a fazer parte da memória do Judiciário. Participará da assinatura a presidente da Comissão de Gestão Documental e da Comissão de Gestão da Memória, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias. 
 
O evento contará ainda com diversas homenagens, como a apresentação dos “causos” e músicas que foram feitas com o personagem Epaminondas Gustavo, através da apresentação de Allan Roffé e Geraldo Wellington, além de uma homenagem feita em vídeo e que contará com a apresentação da juíza do trabalho Vanilza Malcher, a chefe do Serviço de Museu e Documentação, Leiliane Rabelo, e do diretor do Departamento de Documentação e Informação, Claikson Duarte. 
 
Após, haverá Roda de Conversa com o tema “O Juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro”, tendo como mediadora a pedagoga aposentada do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Silvia Nádia Machado, que atuou na Vara de Execuções Penais e como assessora técnica do Programa Começar de Novo ao lado do magistrado. 
 
A programação encerrará com mais uma Roda de Conversa, dessa vez abordando a temática “A Cultura paraense e a Lei nº 14/2021 – Dia Estadual do Riso”, que terá como mediador o deputado estadual Dirceu Caten, além de arte, cultura e entretenimento com a apresentação de diversos artistas locais, como Salomão Habib, Ly Rabelo, Dimi da Viola e Adriana Catarina de Carvalho de Paiva.
 
Fonte: Coordenadoria de Imprensa/TJPA
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo