Marinha comemora Dia do Marinheiro com parada naval e visitação pública a navios, em Belém (PA)
Neste sábado (10), a partir das 14h, a Marinha do Brasil realizou uma parada naval, com traslado de navios entre a Base Naval de Val-de-Cães e o Mercado Ver-o-Peso, e Belém (PA). O evento foi alusivo ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, data que marca o nascimento do patrono da Força, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
Quem esteve em locais turísticos, como Ver-O-Rio, Estação das Docas e Ver-O-Peso, pode apreciar a parada, que contou com o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, o Navio-Patrulha “Bocaina”, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, a Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada “Amazonas” e o Aviso-Auxiliar “Breves”.
Neste domingo (11), o Navio-Patrulha “Bocaina” e o Navio-Patrulha Guarujá estarão abertos para visitação pública, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 11h às 16h. A entrada é gratuita.
Incorporado à Marinha do Brasil em 10 de julho de 1998, o “Bocaina” é equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 47,6m de comprimento, boca (largura) de 10,5m e calado (medida da parte submersa) de 3,1m. Incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999, o “Guarujá” é equipado com um canhão canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 46,5m de comprimento, boca de 7,5m e calado de 2,3m.
Cerimônia cívico-militar
No Dia do Marinheiro, 13 de dezembro (terça-feira), o Comando do 4º Distrito Naval realizará a cerimônia cívico-militar de imposição da Medalha Mérito Tamandaré, concedida a autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. O evento será realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, para convidados.
Fonte: Ascom/Comando do 4º Distrito Naval