No Outeiro, pilar central da ponte alcança a marca superior a 20 metros de altura
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A agilidade do sistema construtivo de “forma deslizante” dá celeridade à obra de construção da ponte do distrito de Outeiro, em Belém. Nesta segunda-feira (3), as duas torres do pilar central chegaram a mais de 20 metros de altura, com o pilar montante com 23 metros e o pilar jusante com 20 metros.
A ‘forma deslizante’ é um sistema utilizado para obras com estruturas de concreto armado muito altas, com seções de dimensões contínuas ou variáveis, como pilares e paredes, entre outros.
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De acordo com a Secretaria de Transportes do Pará (Setran), quando as torres atingirem 35 metros dos 50 metros finais, até o final deste mês, será possível fazer a instalação dos oito primeiros cabos estais, garantindo a liberação da ponte para caminhões de carga.
Atualmente, ocorre a operação de tráfego sobre a ponte de linhas urbanas, vans, carros de passeios, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, informou que após a liberação da passagem de veículos pesados sobre a ponte, a obra seguirá para a etapa de finalização do mastro central, e demais obras de reconstrução, que devolverá ao município de Belém uma ponte moderna, com sistema de proteção dos pilares para impedir choque de embarcações.
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Foto: Divulgação
“Teremos vãos de navegação com 100 metros de extensão, impedindo novos choques de embarcação, além da restauração dos pilares remanescentes, nova pintura, novo guarda-corpo, entre outras melhorias”, pontua Adler Silveira.
A ponte do Outeiro entrou em obras em janeiro deste ano quando teve um dos pilares de sustentação destruído por uma embarcação. O governo do Estado trabalha, desde então, para entregar uma nova estrutura, construída pelo sistema de estais, semelhante as duas pontes da Alça Viária.