Cultura

No Basa, destaque para a força feminina em suas homenagens no Círio 2022

Após dois anos sem a festa da Rainha da Amazônia, por conta da pandemia da Covid-19, o Banco da Amazônia (Basa) realiza de modo presencial a programação de homenagens no Círio 2022. Com o tema “A força da mulher no Círio de Nazaré”, o Basa realiza uma série de homenagens ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. No sábado (8) e no domingo (9), em frente ao seu prédio-sede, na avenida Presidente Vargas, o Banco brindará os romeiros que participarem da Trasladação com apresentações culturais do Coral Vozes da Amazônia, do grupo AMA e do padre Antônio Maria.

Para o secretário executivo do Basa, Alcir Erse, o Banco organizou uma programação para levar um misto de emoções. “Vamos espalhar amor e esperança, principalmente por ser o primeiro Círio depois de dois anos de pandemia. A Rainha da Amazônia merece uma bela homenagem”, afirmou o secretário.

As ações na Trasladação iniciam às 18 horas com a participação do Coral Vozes da Amazônia, formado por empregados e ex-empregados da instituição, além de pessoas da comunidade. No repertório, músicas marianas tradicionais entoadas nos Círios anteriores. De acordo com a coralista Maria do Rosário Travassos, o momento será de pura emoção. “Estamos ansiosos para voltar a homenagear N Sra de Nazaré, contando e agradecendo por termos superado essa triste fase de pandemia. É um retorno ao canto, visto que estávamos parados esse período”,relatou, analista do Banco da Amazônia.

Em seguida, às 18h30, o grupo AMA, formado por Nicinha Vicari, Suelene Teixeira, Alcir Meireles, Daniel Araujo, Edgard Matos (teclado), Júnior (bateria), Joziele Brito (violino), Augusto Castro (contrabaixo) e Beto Meireles (guitarra), fará um show com músicas sacras. E o ápice das homenagens ocorrerá assim que a berlinda com a imagem da Santa se aproximar do prédio da instituição, com show de fogo, chuva de pétalas de rosas e a apresentação do Padre Antônio Maria.

No domingo (9), a partir das 8h15, o grupo AMA retorna ao palanque montado em frente ao prédio sede do Banco da Amazônia para celebrar o domingo do Círio. E, com a aproximação da berlinda, entrará em cena novamente o Padre Antônio Maria. Na passagem de Nossa Senhora de Nazaré, a imagem da Santa será também recebida com uma chuva de pétalas de rosas.

Pelas redes sociais da instituição, os internautas poderão acompanhar as ações da missa da visita da imagem peregrina, jantar do Círio, do sábado e do domingo do Círio.

As homenagens tiveram início desde agosto com o lançamento da campanha social feita pelos colaboradores da Grande Belém e Matriz do Banco. A ação consiste na arrecadação de alimentos e produtos de higiene à Casa de Plácidos, que realiza acolhida aos romeiros e devotos, e ainda,  à Cruz Vermelha, que atua na ajuda humanitária durante as procissões do Círio de Nazaré, em Belém. Esta campanha prossegue até o dia 23 de setembro de 2022.

Além da campanha social, o Banco realiza desde o dia 05 de setembro, as peregrinações internas nas dependências da Matriz e unidades da área metropolitana de Belém. O encerramento das peregrinações ocorrem com a visita da imagem peregrina onde é realizada uma Missa no auditório Rio Amazonas, no 15º andar do Banco. A Missa ocorre com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, no dia 06/10.

Em sua 15ª edição, o Banco da Amazônia realizará o tradicional jantar do Círio para arrecadação de dinheiro para as obras sociais da Arquidiocese de Belém. O jantar será na sede social da Assembleia Paraense, no dia 5 de outubro. O evento reunirá os principais clientes, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, membros da Diretoria da Festa de Nazaré, representantes da imprensa e parceiros da instituição.

Fonte: Ascom/Basa

 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo