Cerpa ressalta a importância das mulheres em suas trajetórias profissionais
O Dia Internacional da Igualdade Feminina, comemorado no dia 26 de agosto, é uma alusão à 19ª emenda constitucional dos Estados Unidos, que garantiu às mulheres do país o direito ao voto. Sinônimo de determinação e resistência, elas promoveram manifestos com reivindicações políticas, sociais e profissionais que são importantes até os dias de hoje.
Nesse contexto, a Cerpa Cervejaria ressalta o quanto respeita e valoriza essa data, se preocupando em manter o índice de paridade entre os gêneros, incentivando na empresa mulheres em cargos de gestão e entendendo que a liderança feminina é essencial para estabelecer essa igualdade, contribuindo assim, para essa paridade dentro da sociedade.
A Coordenadora de Marketing da Cerpa Cervejaria, Marília Quaresma, ressalta a importância de incentivar as mulheres em suas trajetórias profissionais. “Eu tenho muito orgulho da minha trajetória, mas senti ao longo dela que foi uma trajetória muito solitária, quando falo da presença de outras mulheres na mesma posição. Eu encorajo todas a não duvidarem da sua capacidade de concorrerem de igual para igual por cargos de liderança”, ressalta.
Já Wendy Dias, que também é Coordenadora de Marketing da Cervejaria, relembra que temas como liberdade para estudar, o direito ao voto e a lei do divórcio foram vitórias muito importantes, conquistadas através de muita luta por parte de diversas gerações de mulheres. “Ter o privilégio de possuir essa liberdade que muitas ao longo dos anos não tiveram, como a criação da Lei Maria da Penha e a Lei do
Feminicídio são conquistas fundamentais para que cada vez mais tenhamos os nossos espaços e a nossas vozes ouvidas”, afirma.
Atualmente no Brasil, as mulheres já são a maioria da população e uma grande parte é responsável pelo sustento de sua família. O que torna essa realidade repleta de desafios, ao tentar conciliar vida profissional, com o papel de mãe, em especial a maternidade. A Supervisora de Execução (Trade) da Cerpa, Kelly Pinheiro, destaca que muitas vezes essa situação ainda é vista como um empecilho para um bom desempenho profissional.
“É muito desconfortável você fazer uma entrevista de emprego, em busca de uma melhor colocação profissional e alguém te perguntar quanto filhos você tem, duvidando da minha capacidade de trabalho, eu me sinto constrangida. O fato de eu ser mãe e casada não vai interferir em nada na minha vida profissional”.
Ela destaca ainda a importância de trabalhar num lugar que entenda essas questões e valorize seu lado profissional. “A Cerpa é uma empresa que tem essa sensibilidade e me sinto acolhida em várias situações, a gente sabe que infelizmente tem lugares que não acontece isso. Aqui eu sei que sou mais uma mãe que vai atrás da minha evolução profissional e me sinto valorizada por isso”, finaliza.
Fonte: Ascom/Cerpa
Por Camila Machado
Fotos: Divulgação