Social

Melissa Fecury, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faci Wyden, fala sobre a importância das psicólogas e dos psicólogos

No dia 27 de agosto é celebrado os 60 anos da Psicologia no Brasil, data em que a profissão foi regulamentada no país, a partir da publicação 4.119, pelo presidente João Goulart. De acordo com dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), no Brasil, existem 427.276 mil profissionais.

Os psicólogos são responsáveis por cuidar da saúde mental, avaliar questões internas de um indivíduo, que refletem o seu comportamento e identificar traumas, receios e medos que podem prejudicar um indivíduo. O psicólogo, então, atua no tratamento e prevenção de doenças mentais para melhoria e qualidade de vida.

Melissa Fecury, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faci Wyden, explica que a psicologia é responsável pelo estudo do comportamento e da subjetividade humana, individual e coletiva, juntamente com sua aplicação no dia a dia. “A psicologia está onde os indivíduos estão. Para compreensão das inter-relações humanas, em diversos campos como clínico, social, educacional e trabalhista, esporte, saúde básica e campo jurídico”, detalha.

Ainda de acordo com a docente, a psicologia ajuda a viver uma vida melhor, por meio de técnicas e ferramentas científicas. “Esse processo é feito desde o início da graduação, respeitando as individualidades e diferenças de cada pessoa, pois somos seres únicos com nossas subjetividades e questões pessoais”, diz.

Funções como, por exemplo, o cuidado com a saúde mental e atenção psicossocial fizeram com que estes profissionais se tornassem grandes aliados no enfrentamento à pandemia.. “A covid-19 produziu sofrimentos psicológicos aos sujeitos, sendo assim, os profissionais da psicologia tiveram que buscar por novas formas de realizar as intervenções psicoterapêuticas. Alguns deles com consultas online e a manutenção do serviço de saúde, com os atendimentos psicológicos hospitalares. Ambos os serviços se fazem essenciais diante do enfrentamento da pandemia da covid-19”, pontua a especialista.

Fonte: Agência Eko Texto: por Matheus Freire/Eko

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo