Cultura

“Projeto “Pipas”, da Equatorial, continua levando conscientização sobre os perigos da brincadeira próximo da rede elétrica

Pipa, rabiola, papagaio. Seja qual for o nome, a brincadeira é um hábito cultural que diverte crianças e adultos. E com a chegada das férias escolares, o projeto “Pipas” desembarca em praças de Belém com o objetivo de conscientizar as famílias sobre os riscos desse passatempo próximo a fiação elétrica.

Nos cinco primeiros meses deste ano, os números de interrupções motivadas por pipas chegam a somar 2.284 casos, de acordo com levantamento feito pela Equatorial Energia. Somente em Belém foram registrados 311 casos de falta de energia elétrica. Para Alex Fernandes, executivo de segurança da distribuidora, é importante discutir e levar informação de qualidade para o público que se diverte com a atividade.

“Projetos como o ‘Pipas’ nos ajudam a multiplicar a conscientização de crianças e adultos sobre os cuidados que devemos ter com essa brincadeira tão popular no Pará. Além da questão do perigo à saúde, temos a interrupção do fornecimento por conta das pipas que ficam entrelaçadas na rede e, por ventura, acabam ocasionado curto-circuito, trazendo prejuízos não só para a concessionaria, mas, também, à população geral.”, destaca Alex.

O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Semear, do Governo do Estado do Pará, contemplando moradores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel. As atividades são gratuitas e ocorrerão em diferentes praças, envolvendo muito conhecimento e conscientização, explica a coordenadora do projeto Liane Gaby.

“Nós destacamos nessa iniciativa que é possível brincar de pipa de maneira segura. Essa brincadeira faz parte da identidade cultural da nossa gente. E por se tratar de uma tradição, além de prevenir possíveis acidentes queremos que a população atendida pelo ‘Pipas’ seja multiplicadora dessas informações que serão repassadas durante as ações.”.

As atividades contam com palestras, além de gincanas que irão testar o conhecimento do público por meio de um quiz, e de um jogo da memória com informações ilustrativas sobre as formas seguras de brincar de empinar pipa.

Programação:

Belém 20/07 à 22/07 – 16h às 19h

Dia 20/07 – Icoaraci

LOCAL: Praça da Matriz São João Batista e Nª SRª das Graças

ENDEREÇO: Av. Paes de Carvalho, 2 – Ponta Grossa

Dia 21/07 – Terra Firme

LOCAL: Praça da Paróquia São Domingo de Gusmão

ENDEREÇO: Av. Celso Malcher, 733

Dia 22/07 – Val-de-Cans

LOCAL: Praça Dom Mário de Miranda VIlas Boas

ENDEREÇO: Conjunto Providência, Avenida Júlio César

Fonte: Gaby Comunicação

Por Luis Fernando Machado

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo