Mercado
Professora e advogada Roberta Coelho de Souza: A tendência é a do mundo virtualizado, com experiências imersivas e multissensoriais
A professora e advogada Roberta Coelho de Souza, advogada e sócia do Escritório Coelho de Souza, em entrevista concedida a este Portal, conversa sobre Negócios Jurídicos com Base Tecnológica e fala sobre Metaverso.
Leia, na íntegra, a entrevista:
1. Como você avança com a estrutura do Escritório?
R -Investindo em capacitação e tecnologia em todos os seguimentos: desde automação até a inteligência artificial e, sob outra perspectiva, desenvolvendo a equipe para que dominem as habilidades necessárias para integração humano x máquina, de forma eficiente, ética.
A tecnologia revela informações diferenciadas que agregam novos insights, gerando vantagem competitiva às empresas. Os dados sempre foram critérios chave para os negócios, mas antes estavam restritos às áreas consideradas exatas ou estatísticas. Atualmente, os dados revelam cenários, perfis e tendências e passaram a ser utilizados por áreas diversas como a nossa.
2. O escritório está preparado para a 5G?
R – Estamos estreitamente vinculados às mudanças de mercado. O cenário da 5G promete uma virada significativa e exigirá movimentação e dinamismo.
3. O Metaverso está presente no mundo digital, mas com uma realidade paralela ou efetivamente virtual?
R – Uma realidade mista até o momento. A ideia é que lá sejam reproduzidas as experiências físicas da vida real. Mas é bem verdade que se pode ter uma presença completamente distinta da original.
4. Você acredita que o Metaverso seja uma tendência irreversível ou será uma estratégia eventual?
R – A tendência é a do mundo virtualizado, com experiências imersivas e multissensoriais. O lançamento do Metaverso pelo Facebook aproveitou o ambiente remoto, consolidado na pandemia, para fixar uma tendência irreversível, sujeita a ondas de crescimento e retração até a estabilização.
Fato é que o virtual é parte indissociável das nossas rotinas pessoais e profissionais, pela utilização eleita e consciente ou, simplesmente pela vivência em comunidade, que transita por incursões virtuais e registros digitais, muitas vezes obrigatórios.
Se será só o Metaverso, não sabemos, sabemos que o Metaverso veio consolidar ferramentas tecnológicas já existentes como: internet das coisas, blockchain, realidade aumentada e virtual em uma única experiência.
5. Como o mundo jurídico absorveu a sua estratégia de comunicação e de posicionamento no Metaverso?
R -O mundo jurídico ainda segue bastante tradicional, contudo, o nosso perfil de clientes exige o conhecimento aprofundado de ambientes de negócio e sua repercussão legal.
6. Qual sua mensagem do Mercado sobre inovação?
R- A inovação é fruto do olhar humano voltado para soluções de problemas, utilizando meios que podem passar pela tecnologia ou não.
A inovação nasce da alma humana. É a filha da criatividade que foi educada pela razão.
Inovar não significa necessariamente ter uma inspiração mágica, ao inverso, o ambiente de inovação pressupõe um olhar objetivo sobre o problema, método, viabilidade, dedicação e persistência.
Edição: Por Caroline Hollanda