Social
Sustentabilidade na UNAMA. Universidade cria protótipo experimental de kit-net sustentável
A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, montaram um protótipo de kit-net sustentável. A funcionalidade da infraestrutura será observada, ao longo dos meses, desde a parte elétrica até a hidráulica que é movida a base de placa solar. A iniciativa é experimental, mas a partir dos resultados aplicados poderá ser implementada em unidades habitacionais.
A infraestrutura está montada na área do jardim, no campus Alcindo Cacela. No início de junho, os acadêmicos tiveram uma aula extraclasse para entender o projeto proposto, bem como a funcionalidade do experimento. No projeto, foram instalados painéis fotovoltaicos e bomba d´água solar.
De acordo com o professor responsável pelo protótipo, o engenheiro de produção, Carlos Rolim, o foco da iniciativa é mostrar que é possível estimular a sociedade a adotar métodos mais sustentáveis com tecnologia verde. “O projeto tomou forma após a pandemia da covid-19. Trata-se de um sistema fotovoltaico autônomo, alimentando uma bomba hidráulica. A edificação é uma estrutura de uma casa com quarto, sala, cozinha, banheiro e um hall. Nela é possível ver todas às instalações elétricas de uma casa convencional”, disse o professor.
Rolim explica que é possível armazenar essa energia excedente. “Além das instalações elétricas convencionais, o projeto ainda conta com um sistema de reserva de energia por meio de duas baterias que fornecerão energia extra mesmo depois que o sol se pôr. Há ainda um mecanismo automático que retorna para a rede da concessionária assim que se esgotar a energia acumulada nas baterias, ou seja, temos um sistema conhecido por “sistema offgrid” de energia fotovoltaica”, finaliza o docente.
A atividade de elaboração da pesquisa faz parte da grade curricular da UNAMA, no desenvolvimento de novos experimentos, visando a melhoria social, difusão da ciência e uma aprendizagem imersiva. Para visitar o protótipo, basta ir até a unidade que fica na Av. Alcindo Cacela, 287.
Fonte: Ascom/Unama
Por Rayane Boulhões