Destaque para a saúde: Governo do Pará entrega Policlínica em Capanema e amplia leitos do regional dos Caetés
Um clima de festa e muita comemoração, em Capanema, nordeste paraense, marcou a entrega da Policlínica Francisco de Freitas Filho, nesta quarta-feira, 15, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que cumpriu mais um compromisso junto à população. A Policlínica dos Caetés que vai oferecer cerca de 30 especialidades conta com dois pavimentos, distribuídos em 2.458,34m² de área construída, que funcionará ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), ampliando a assistência à saúde pública na região.
O complexo hospitalar é um local construído para aumentar os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caetés, agregando Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), atendimento ambulatorial, fisioterapia e aumento da capacidade de internação, além de um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), que será entregue em um outro momento, já com a Policlínica em funcionamento.
Na oportunidade, Helder Barbalho, contemplou ainda os usuários do HRPC com a ampliação do número de leitos na Enfermaria que passou de 41 leitos para mais 50 leitos, somando um total de 91; e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que elevou de 10 leitos para mais oito, ficando um total de 18 leitos, que resultou em uma ampliação geral de 51 para 109 leitos.
Ao entregar a Policlínica dos Caetés, Helder Barbalho visitou as suas instalações e as obras de construção do Natea. Em seu discurso para centenas de pessoas, em frente o novo complexo hospitalar, ele expressou a sua felicidade em estar entregando mais uma obra grandiosa para a região dos Caetés. “Esta não é uma obra apenas de Capanema. É uma obra que chega para somar ao Hospital Regional, na ampliação da oferta de serviços em saúde, para salvar vidas e cuidar das pessoas e impactar na saúde pública desta região.É um novo tempo de oferta de leitos, serviços, serenidade do atendimento e no cuidado das pessoas.
[vplayer id=’29846′]Hoje, nós estamos inaugurando a nossa Policlínica, que chega para somar à estratégia de saúde que o Governo do Estado implementa nessa região. E até o final do ano, quero voltar em Capanema para inaugurar o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista, o nosso Natea”, enfatizou.
De acordo com diretor Executivo do Complexo Hospitalar, Marcelo Azevedo Costa, os novos leitos de internação já serão liberados na próxima semana, respeitando o tempo para serviços de limpeza e desinfecção, além da conclusão de treinamentos da equipe multiprofissional. “Grande parte dos exames serão liberados ainda esta semana em agenda complementar. E os demais serviços como consultas ambulatoriais, gradativamente, até chegar a totalidade da oferta dos atendimentos, em julho deste ano”.
Essas ações vão expandir a assistência de média e alta complexidade à população de 16 municípios da Região com mais de 480 mil mil habitantes.
lFoto: Marco Santos / Ag. Pará
Presente no evento, o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, falou da importância da unidade para região. “É um dia muito importante. Um dia festa. Estamos entregando a Policlínica dos Caetés, juntamente com a ampliação de 51 novos leitos do Hospital Regional. Uma importante conquista para toda região. Vamos atender 16 municípios com 30 especialidades. A Policlínica terá também o serviço de hemodiálise. É uma grande conquista com a descentralização do serviço para toda população que merece e precisa”.
Sobre a expectativa da entrega do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea), o titular da Sespa a importância da política de atendimento voltado para pessoa autista. “Todas as policlínicas estão sendo construídas com um Natea. Aqui não seria diferente e em breve também estará sendo entregue para atender a população dos Caetés”.
No andar térreo da Policlínica funciona o atendimento de Terapia Renal Substitutiva (TRS), com disponibilidade de 22 poltronas que vão realizar, mensalmente, mais de 1.300 sessões de diálises. Para o pavimento superior são 16 Enfermarias, com três leitos cada, totalizando 48 leitos de internação, além de dois para isolamento. Ao todo, serão mais 50 leitos para garantir atendimento ágil e de qualidade à população da região de saúde Rio Caetés.
A Policlínica do Rio Caetés corresponde a uma estratégia do Governo do Pará criada há dois anos e que segue o perfil da Policlínica Metropolitana, com sede em Belém, ao dar vazão às demandas de saúde dos municípios abrangidos da Região Caetés e desempenhar um trabalho diferenciado dentro do serviço de saúde de todo o Estado.
No novo local, serão realizados desde atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica que precisam de exames, passando pelos procedimentos de média complexidade, até os atendimentos pós-cirúrgicos.
“A Policlínica veio contemplar o cuidado com o paciente, que inicia com as consultas, distribuídas em cardiologia, pediatria, neurologia, além de outras especialidades, beneficiando a população de Capanema e região que só tem a ganhar com o diagnóstico precoce, com tratamentos, cirurgias. Muitas das vezes o paciente tinha que ir para Belém fazer todo esse tratamento. Agora, ele vai poder fazer aqui na própria região e junto da família. São ganhos imensos à população”, destacou o diretor do complexo hospitalar, Marcelo Azevedo.
Com a expansão de leitos no HRPC e a inauguração da Policlínica dos Caetés, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região serão diretamente beneficiados. “Com isso, mensalmente, cerca de 8.900 consultas médicas serão realizadas; mais de 2.100 atendimentos com profissionais não médicos, entre nutricionista, buco-maxilo, fonoaudiólogo, psicologia, entre outros; e 1.970 sessões de procedimentos não médicos como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia”, comemorou o gestor.
E os ganhos da população não param. Ele ressaltou ainda, que em relação ao aumento do número de leitos no HRPC, com a quantidade anterior de 58 leitos a estimativa operacional de internação, por mês, era de 1.740. Agora, com os 109 passará a ser de 3.270 pacientes/mês.
O complexo Hospitalar oferece assistência de média e alta complexidade. Os pacientes atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.
Fonte: Agência Pará