Social

Em Belém, Ação Sustentabilidade em Rede leva serviços e cidadania à praça Brasil no sábado, 11/06

Diversos serviços públicos e de cidadania, como emissão de documentos, vacinação e orientações jurídicas, e arrecadação de alimentos não-perecíveis serão realizados por integrantes da Ação Sustentabilidade em Rede, no sábado, 11, de 8 às 12h, na Praça Brasil, no Umarizal, em Belém. A programação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente do Judiciário paraense, que vai receber alimentos não-perecíveis para catadores e catadoras de materiais recicláveis da campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2”.

A ação social ocorre por meio de parceria interinstitucional, estabelecida pelo grupo Sustentabilidade em Rede, em continuação à carta de intenções assinada na última segunda-feira, 6, entre Tribunais, órgãos do Sistema de Justiça e Instituições de Ensino Superior, no compromisso de realizarem em conjunto uma gestão sustentável no estado, voltada para a aquisição de conhecimentos e de atitudes em benefício da sociedade e do meio ambiente. 

A coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues, explica que a ação coletiva integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16, Paz, Justiça e instituições eficazes e 17, Parcerias e meios de implementação, e observa que, considerando as dificuldades que a pandemia de Covid-19 trouxe, o grupo decidiu por oferecer cidadania à população. 

“Cada órgão se mobilizou a conseguir não somente sua atividade típica. Por exemplo, o TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região) oferecerá atermações e consultas jurídicas na área trabalhista, o TJPA disponibilizará vacinas por meio da SESMA (Secretaria Municipal de Saúde-PMB), e mostraremos à coletividade o que o TJPA faz através de ações concretas de sustentabilidade.

Haverá também a Defensoria Pública do Pará, com oferecimento da Carreta de Direitos, o Ministério Público do Pará trabalhará a questão de adoção e vacinação de pets e a UEPA (Universidade do Estado do Pará) vai participar fornecendo informações sobre seus cursos. Estaremos juntos para mostrar à sociedade que promovemos sustentabilidade em rede, primando pela eficiência”, disse. A ação tem apoio, ainda, do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Prefeitura de Belém. 

A Defensoria Pública ofertará serviços de emissão de RG, CPF, CTPS, segunda via de certidão de nascimento e óbito, além de orientações jurídicas dentro da própria carreta, que conta com 16 guichês, é climatizada, tem internet e é adaptada para o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD).

 

Confira abaixo os serviços da Ação sustentabilidade em Rede:

– Emissão de documentos 

– Emissão de carteira de Nome Social pela Sejudh

– Vacinação contra Covid-19, influenza e tríplice viral

– Orientações jurídicas e reclamações trabalhistas

– Campanha de adoção de animais e vacinação anti-rábica para animais

– Aferição de pressão e medição de índice glicêmico

– Distribuição de sucos orgânicos

– Arrecadação de alimentos para cooperativas de resíduos sólidos

– Brinquedos para diversão das crianças

– Exposição do Mundo Azul

– Estande sobre Sustentabilidade

– Sensibilização sobre primeiro voto e Eleitor do Futuro

A Semana do Meio Ambiente do Judiciário paraense e sua programação fazem parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), criado com o objetivo de implementar efetivamente práticas de sustentabilidade e racionalização de recursos na realidade das atividades profissionais, nas áreas fim e meio do TJPA, na vida pessoal e em sociedade, colaborando para o efetivo desenvolvimento sustentável desta nação. As ações trabalham ainda a agenda de Direitos Humanos da organização das Nações Unidas (ONU), que trata de pessoas e da proteção dos recursos naturais.

Campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2” – Proposta pelo Núcleo Socioambiental do TJPA, a mobilização é uma forma de valorizar a categoria profissional, responsável por 90% da reciclagem no país. Criada em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, a campanha pretende beneficiar cooperativas e associações de catadores(as) de Belém e Região Metropolitana, no intuito de mitigar os impactos da pandemia e do aumento da inflação, que ocasionam a disparada dos preços dos alimentos, comprometendo a qualidade de vida e a dignidade das famílias que vivem do recolhimento de recicláveis, em um trabalho árduo, perigoso, difícil e essencial à garantia do meio ambiente. A campanha é uma das ações realizadas pela cooperação interinstitucional Sustentabilidade em Rede.

Fone: Coordenadoria de Imprensa/TJPA

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo