Prefeitura de Belém leva graduação aos jovens das ilhas. Convênio assinado com o Governo do Estado
Aumentar a oferta de cursos de graduação e técnicos à população. Esse é o objetivo do programa do Governo do Estado, o Forma Pará, que foi renovado com a Prefeitura de Belém na tarde desta terça-feira, 21.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou o protocolo de intenções para o município de Belém fazer parte do Forma Pará no ano de 2022.
“Realizar o sonho de muitos jovens do interior, das periferias e distritos de Belém de entrar na universidade. Vai chegar àqueles lugares de mais difícil acesso. A assinatura vai permitir que nossa garotada tenha acesso à universidade”, comentou o gestor municipal.
O programa estadual é desenvolvido em Mosqueiro e Icoaraci, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), e já realizou a provas para os cursos de tecnólogo de gastronomia, em Mosqueiro, de sistema de informação e gestão ambiental, em Icoaraci.
O vestibulares nos dois distritos reuniu mais de 408 inscritos, que realizaram as provas. Toda a estrutura foi organizada pela Prefeitura de Belém, em conjunto com a organizadora do processo. E o espaço para a realização do curso de gastronomia no distrito será cedido pelo município.
“A Prefeitura entra com apoio nas escolas, de logísticas dos professores, com estrutura, e contribui no processo de formação dos jovens”, explicou a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.
Cerimônia – Durante a solenidade, foram apresentados os novos cursos que serão ofertados para os estudantes dos 86 municípios participantes do programa. Entre as as graduações ofertadas estão os cursos de direito, serviço social, odontologia, entre outros.
Em Belém, especificamente no distrito de Outeiro, será ofertado o curso de geoprocessamento. “O curso de geoprocessamento vai ser ministrado pela Universidade Rural de Amazônia (UFRA)”, anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.
O convênio vai proporcionar a integração com instituições de ensino, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade da Amazônia (Unama) e UFRA.
Para o governador Helder Barbalho o programa proporciona um avanço na educação. “Hoje, com essa assinatura, estamos dando mais um passo à frente na área da educação, ofertando graduação aos jovens. A novidade para o próximo ano é que, além das universidades públicas, firmamos convênio com as instituições particulares”, disse.
Fonte: Agência Belém
Fotos: Marcos Barbosa/Agência Belém/Comus