Circuito Rango de Feira dá início à comercialização dos pratos
Os pratos produzidos durante as oficinas estarão disponíveis nas feiras, de maneira presencial ou por ecodelivery, a partir do próximo dia 17 de dezembro_
A nova etapa do circuito Rango de Feira começa no próximo dia 17, quando as receitas elaboradas pelos feirantes durante o período de formação serão comercializadas nos boxes dos participantes que atuam nas seis feiras que integram o Circuito (Icoaraci, Benguí, Pedreira, 25 de Setembro, Cremação e Ver-o-Peso).
Esses pratos também poderão ser entregues nas casas dos clientes, caso eles solicitem. Vai funcionar dessa forma: o cliente vai entrar em contato com o feirante de sua preferência, por telefone ou aplicativo de mensagem, e solicitar o delivery, que, no caso deste evento, será realizado de maneira ecologicamente correta, apenas por entregadores em bicicletas, por meio de parceria entre o Rango de Feira e a empresa Eco Delivery Belém, especialista em entregas 100% sustentáveis.
A partir daí, os pratos serão julgados pelo público e por um júri especializado, que vão escolher os três melhores rangos de cada feira. O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de janeiro de 2022, dentro da semana de comemoração pelo aniversário de Belém, nas plataformas do projeto. A primeira edição do Circuito Rango de Feira conta com os patrocínios do Instituto Cultural Vale e da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e apoio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e a de Turismo (Setur).
Na última semana, foi encerrado o ciclo de oficinas de capacitação voltadas para os feirantes que estão participando do Circuito Rango de Feira. Foram, ao todo, quatro oficinas, que trabalharam temas como cultura alimentar, reaproveitamento de alimentos, harmonização e apresentação de pratos e divulgação e comercialização de produtos pelas redes sociais.
A abaetetubense Nilma Passos, de 40 anos, traz a cozinha e o amor pela feira no sangue. Filha de feirantes, ela circula pelo Ver-o-Peso desde a adolescência. Diz, com muito orgulho, que criou o filho, hoje com 20 anos, com o dinheiro levantado no trabalho como feirante e cozinheira. Reconhece, no entanto, que ainda tem muito a aprender. “Eu sempre gosto desses projetos que vão para dentro da feira, porque eles dão a oportunidade de muitos de nós nos qualificarmos, além de divulgar o nosso trabalho; então, eu participo sempre que possível”, conta.
Nilma teve interesse especial na oficina sobre divulgação e comercialização de produtos pelas redes sociais, a última de todas as formações, ministrada pela jornalista, publicitária e digital influencer paraense Dani Filgueiras. “Gostei muito da oficina porque eu ainda não tinha uma página do meu box nas redes e, hoje em dia, a gente sabe que o marketing é tudo. Eu já tinha WhatsApp, Facebook e Instagram, mas todos pessoais, agora aprendi que preciso criar e movimentar as contas comerciais”, ensina.
A oficineira Dani Filgueiras diz acreditar que o maior legado de um projeto como o Rango de Feira é aumentar a autoestima desses agentes gastronômicos. “A feira é, na verdade, a salvaguarda do alimento que chega às mesas de todos nós. Então, é fundamental dar protagonismo para esses feirantes, exatamente como projeto está fazendo”, ressalta.
A produtora executiva do Circuito, Lany Cavalléro, explica que o objetivo da nova etapa do projeto é impulsionar os pratos preparados durante a etapa de capacitação. “As pessoas vão poder ir às feiras e conhecer o prato, a feira ou mercado, o feirante, e escolher o seu favorito. Também haverá o voto técnico e, no final disso tudo, vamos entregar uma revista, onde estarão os feirantes premiados de todas as seis feiras que participam do circuito. Essa revista será entregue nos hotéis da cidade e a nossa ideia é fomentar um circuito turístico e gastronômico de feiras”, resume.
Além da oficina de Dani Filgueiras, os feirantes também participaram da oficina “Um toque de Chef da cultura alimentar”, com o renomado cozinheiro Leo Modesto, que também é embaixador da primeira edição do Circuito. Tainá Marajoara ministrou o conteúdo sobre “Cultura Alimentar na Amazônia, história, conceitos e direitos”; e Wagner Vieira, da Toró Gastronomia Sustentável, falou sobre “Aproveitar para não desperdiçar, é a alma do negócio”. Tudo isso para estimular e possibilitar uma troca potente de afetos e saberes com vistas à comercialização de pratos exclusivos para esta edição de estreia do circuito.
Votação – A votação popular dos pratos participantes do circuito se dará por meio das redes sociais do projeto (@rangodefeirabelem) no período de 17 de dezembro de 2021 até 10 de janeiro de 2022.