Hospital Abelardo Santos alerta aos cuidados para prevenir o diabetes realizando o “Primeiro Pedal da Saúde”
O “Pedal da Saúde” é a segunda ação promovida pela unidade de alta complexidade do Governo do Pará com o objetivo de alertar toda a população para a doença que vem atingindo cerca de 16,8 milhões de adultos e crianças em todo o Brasil, deixando o país no 5º lugar do ranking mundial da enfermidade. Além do passeio ciclístico que contou com o percurso de quase duas horas, os participantes tiveram um momento de conversa com profissionais da área, com direito a frutas e muita hidratação, no estacionamento do Abelardo Santos.
Participação
Iniciativa
A diretora do Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes, Belina Soares, explicou que a programação visa aumentar a conscientização global sobre o diabetes e contribuir para a redução da incidência do Diabetes Mellitus (DM) e da morbimortalidade da doença, melhorando a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é alertar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico e sequelas do diabetes e reforçar que os cuidados com a saúde envolvem hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física, que são essenciais, tanto para as pessoas que não são acometidas pela doença, quanto para as que são”, enfatizou a presidente.
Hospital
A primeira iniciativa promovida pelo Hospital Abelardo Santos com o foco na atenção à doença foi realizada também na própria unidade, no dia 12 de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 do mesmo mês. O projeto contou com a oferta de consulta médica com oftalmologista, orientações de profissionais de saúde e a entrega de material informativo, destinado aos pacientes renais crônicos acolhidos no hospital, administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa).
“Iniciativas como estas são fundamentais para a disseminação de informações relacionadas às doenças. Esses alertas despertam na sociedade ocuidado com a saúde e o bem-estar. Atualmente, o HRAS é referência na Rede Estadual de Saúde do Pará em nefrologia. Temos uma clínica de hemodiálise com mais de 90 pacientes divididos em três turnos. Deste, 42 apresentam diabetes. Isso é preocupante e por isso, enfatizamos que o diabetes pode ser prevenido com hábitos saudáveis”, alertou Marcos Silveira, diretor executivo do Regional Abelardo Santos.
Cuidados
O coordenador do Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes, o oftalmologista Edmundo Almeida, também adverte quanto aos cuidados com a doença. “As pessoas precisam entender que devem se cuidar para prevenir essa enfermidade que acomete 16 milhões de brasileiros e, que, somente em Belém, tem uma prevalência de 7.2 a 7.6% de nossa população diabética. Daí a necessidade de se prevenir. É importante procurar evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes, fazer atividades físicas constantes, caminhar durante 30 a 50 minutos. E cuidar do seu peso também. O sobrepeso é um fator de risco”, observou o médico.
Dados
Segundo os dados contidos no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.
Fonte: Agência Pará
Texto: Roberta Paraense/Ascom HRAS