Conscientização: Dia D de Combate ao Aedes aegypti reforça a importância da prevenção
A autônoma Maria de Nazaré Ferreira, de 46 anos, levou as filhas para a Praça da República e aproveitou para visitar o estande e conhecer mais sobre a prevenção à dengue.
“As pessoas hoje se preocupam mais com a covid-19 e esquecem que precisamos nos prevenir de outras doenças que estão aí o ano todo. Essa foi a importância dessa programação pra mim, fora que as crianças ainda se divertiram”, assinalou.
Sensibilização – Esse foi o principal objetivo da ação, segundo o coordenador municipal do Programa de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya, Tadeu Morais.
“Queremos sensibilizar a comunidade sobre a importância de não relaxar na prevenção dessas doenças. Por isso, trouxemos para a praça uma ação diversa, para mostrar, com linguagens diferentes, como podemos eliminar o vetor e, também, apresentar um pouco do trabalho que fazemos no combate ao mosquito e na vigilância à saúde”.
Os cuidados ainda são os mesmos. “Devemos deixar o ambiente domiciliar, limpo, protegido, sem acúmulo de água. As pessoas, geralmente, esquecem coisas no quintal, como brinquedos, garrafas, latas, tampas de refrigerante, ou até mesmo piscinas sem uso e sem tratamento adequado. Temos que ficar atentos porque, na nossa região, chove todos os dias. Em três dias, o foco do mosquito já pode ser gerado”, lembrou o coordenador.
Vigilância – A agente de Combate de Endemias Lindane Teixeira, da equipe de Educação em Saúde do Distrito Administrativo de Belém (Dabel), reforçou, ao público que participou, como se dá o ciclo evolutivo do mosquito e as formas de evitar a proliferação do vetor.
“Durante a pandemia tivemos que adaptar nosso trabalho. Sabemos como a comunidade espera a nossa visita. Agora, com esse retorno pleno das ações, podemos trazer a informação em ações como essa”, disse.
Apesar do número de casos de dengue registrados este ano em Belém (583), a situação não é de alarde. “Mesmo assim, não é um cenário confortável. Por isso, a importância de reforçar, junto às pessoas, a prevenção, especialmente agora, quando o período de chuvas começa a se intensificar na cidade”, concluiu Tadeu Morais.
O Dia D de Combate ao Aedes aegypti ocorreu também em Mosqueiro, na Praça Matriz.
Fonte: Agência Belém