O encontro do prefeito Edmilson Rodrigues, e equipe, com feirantes. Em pauta as melhorias para o Ver-o-Peso. Vem aí uma campanha ambiental
O Complexo do Ver-o-Peso foi tema da discussão setorial do Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado, realizada no início da noite desta terça-feira, 21.
Segurança, melhoria na estrutura do complexo e qualificação para os feirantes foram os principais assuntos abordados pelos permissionários que atuam o espaço.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da plenária, ao lado de diversos secretários municipais e do comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar do Pará, Tenente Coronel Orlandino.
Tudo para avançar na melhoria para o complexo diretamente com o gestor municipal. O feirantes tiveram oportunidade de expor os problemas diários da feira e sugerir melhorias.
Os feirantes querem mais segurança
Atuando há 42 anos no Mercado de Peixes, Fernando Sousa, de 55 anos, apontou alguns problemas enfrentados por ele e demais trabalhadores do complexo.
“Precisamos do PM Box ativo novamente e rondas da Guarda Municipal, para que possamos ter segurança. O solar da Beira já foi importante com relação à capacitação, onde era um espaço para a nossa qualificação, como curso de inglês”, lembrou o feirante.
Permissionária na área da Feira do Açaí, Lorena Ferreira, de 38 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar melhorias no espaço. ” Também temos problemas de segurança. A iluminação precisa ser melhorada, pois o movimento é durante a madrugada, além da limpeza”, ressaltou.
O prefeito ouviu todas as demandas e respondeu, junto com os secretários presentes, todos os questionamentos. O gestor municipal ressaltou que na última visita ao Ver-o-Peso, já havia debatido algumas demandas e que elas já estão sendo colocadas em prática , como a questão da limpeza e lavagem do complexo e a fiscalização da Secretaria de Economia (Secon).
Educação ambiental
Edmilson Rodrigues também informou que a prefeitura pretende fazer uma campanha ambiental de aproveitamento do óleo de cozinha usado pelos barraqueiros na área de alimentação.
Sobre a segurança, um dos temas mais pontuados, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou que a Guarda Municipal vai reforçar a atuação no complexo.
“A Secretaria de Urbanismo (Seurb) está reunindo com a Polícia Militar para a implantação do sistema de monitoramento de segurança no Ver-o-Peso. A Guarda Municipal também estará envolvida nesta questão. Também vamos fazer algumas mudanças no operacional da guarda para garantir mais segurança no Ver-o-Peso”, assegurou o prefeito.
Conselheiros – Durante a plenária setorial no Ver-o-Peso, 10 conselheiros foram eleitos para participarem do Conselho da Cidade. O Complexo do Ver-o-Peso é formado por 27 setores, onde todos possuem associações. A intenção é formar um condomínio participativo para integrar todos que atuam no local.
O feirante Jairo de Melo, de 54 anos, que atua há 30 anos no complexo, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Belém. “O Tá Selado veio suprir a necessidade do feirante e veio contribuir. O prefeito deu esse apoio pra nós feirantes. Queremos agradecer a prefeitura por esse apoio por começar pelo centro de Belém, que é o Ver-o-Peso”, disse.
O titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty, explicou sobre a escolha de conselheiros.
“A ideia do Tá Selado não é só audiência, é nós termos fóruns permanentes, onde a gente divida os problemas da cidade permanentemente. Mas a ideia de ter conselheiros, é que quando reunirmos, não vai dar pra reunir toda a cidade, então a gente tem que ter um fórum que seja operacional para discutir o que é prioridade”, concluiu.
Fonte: Agência Belém