Diversidade canina é tema de exposição fotográfica no Shopping Metrópole Ananindeua
Para apresentar o universo relacionado à diversidade de raça de cães que são grandes companheiros dos seus donos ajudando também em tarefas do cotidiano, o Shopping Metrópole Ananindeua promove até o dia 30 de setembro a exposição fotográfica com o tema “Cães: a amizade é um laço valioso”, que está montada no terceiro piso do empreendimento e reúne 70 fotografias e seis estátuas de arte moderna que representam as mais variadas espécies caninas. As fotos foram produzidas pelos fotógrafos Mauro Studart e Moisés Sales, com a curadoria de Claudio Freire do Grupo Mídia 4.
A mostra de fotografia pretende levar mais informações sobre a Cinofilia, que é uma área da ciência que reúne informações sobre o mundo canino, incluindo a categorização das raças puras de cães, além das características fisiológicas e estruturais de cada espécie. Além disso, o evento tem o objetivo de trazer mais informações relacionadas aos cães e desmistificar os conhecimentos ainda limitados e preconceituosos em relação a algumas raças já conhecidas.
Entre as curiosidades que chamam a atenção na exposição estão as fotografias de diversos cães que desempenham atividades de companhia, guarda, terapia, além dos cachorros que são especializados em busca e salvamento em operações especiais. Na exposição é possível conferir também as estátuas de arte moderna que reproduzem as raças mais conhecidas como o poodle, que se destaca pela sua inteligência, o boxer que é uma raça de cães do tipo dogue da Alemanha e o pit bull que é uma raça oriunda dos Estados Unidos.
Um dos fotógrafos que participa da mostra é o pernambucano, Moisés Sales, que resolveu unir a paixão pelo mundo dos cães à fotografia há cerca de três anos. Ele conta que sempre realiza cobertura fotográfica das competições nacionais e regionais que envolvem as raças caninas mais bem avaliadas, inclusive há um registro do cão rastreador-brasileiro que é uma espécie mais rara e vem sendo cada vez mais desenvolvida pelos criadores no Brasil. Devido a grande dedicação a esse tipo de trabalho, as fotos dele já foram publicadas em uma revista internacional especializada em cães.
“Acredito que essa exposição é importante para que o público melhore a sua conduta em relação a algumas raças de cães, como é o caso do pit bull. Sabemos que esse tipo de cachorro enfrenta muito preconceito, pois as pessoas acreditam que é uma espécie muito agressiva”, destacou Moisés.
Outro fotógrafo que se dedica à Cinofilia é o paraense Mauro Studart que também é adestrador canino há 20 anos e há 10 anos se especializou em fotografar os cães em ação, inclusive em treinamentos das forças armadas. Uma das experiências mais marcantes foi produzir fotos do curso de cães de guerra do Exército no ano de 2016.
“Achei muito gratificante participar desta exposição. Precisamos quebrar o paradigma sobre todas as raças de cães, pois quem realmente molda o animal é o próprio dono. Inclusive nesta mostra tem uma foto muito interessante de um garoto ao lado de um pit bull, que é um grande exemplo disso”, ressaltou Mauro Studart.
De acordo com o gerente de marketing do Shopping Metrópole Ananindeua, Yughen Angheben, essa mostra é uma oportunidade de proporcionar ao público mais uma opção de entretenimento de qualidade, que também divulga conhecimento sobre um tema ainda pouco explorado. “Sempre buscamos promover programações diferenciadas, pois o empreendimento também é um pólo importante para incentivar a cultura e o lazer”, destacou.
Serviço:
Exposição fotográfica “Cães: a amizade é um laço valioso”
Local: Terceiro piso do Shopping Metrópole Ananindeua
Data: Até 30 de setembro
Fonte: NM Comunicação
Por Fabiana Otero