Helder entregou em Marabá, duas unidades penais: a Cadeia Pública e o Semiaberto Masculino
O Governador do Estado, Helder Barbalho, entregou em Marabá, duas unidades penais: Masculino. São 506 novas vagas no sistema penal paraense. Resultado de um novo conceito de gestão prisional.
Com a inauguração de duas novas unidades e o incremento de 506 vagas, não há, no momento, superlotação carcerária nas regiões sul e sudeste do Estado. Durante a cerimônia de entrega das duas estruturas, na manhã desta quarta-feira (12), orçadas em R$ 17,8 milhões e construídas com recursos do Fundo Nacional Penitenciário (Funpen), o governador Helder Barbalho destacou a importância de garantir a dignidade dos custodiados no cumprimento de suas penas.
“Está comprovado que é fundamental o sistema estar sob o controle do Estado, para que o cárcere seja o ambiente onde possamos cumprir plenamente as decisões judiciais com as garantias preservadas, com processo de ressocialização e, principalmente, virar a página de que cadeia é local de fomento e construção de estratégias para aumentar a violência externa nas ruas”, discursou o chefe do Executivo Estadual.
O titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos, confirmou o superávit de vagas nas duas regiões. “Hoje, em Marabá, nosso Governador inaugurou 506 novas vagas. São 914 custodiados para 1196 vagas. E, tudo isto, com as unidades sob estrito controle do estado e no mais avançado protocolo de gestão prisional”, informou o gestor.
Diretor do complexo penitenciário de Marabá, Dianinny Campelo entende que as duas novas unidades materializam o foco da Seap na ressocialização do interno e convívio humanitário dentro do cárcere.
Fonte – Agência Pará
Fotos – Jader Paes – Agência Pará
Por – Carol Menezes – SECOM