Equatorial Pará orienta sobre como evitar o desperdício de energia
O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial, Arthur Oliveira, explica que: “Com a suspensão das aulas presenciais, os pequenos podem representar um sinal de alerta. Então é só ter atenção como, por exemplo, com a geladeira, para evitar de abrir a todo momento. O uso indiscriminado de televisão, ar-condicionado e chuveiro elétrico também devem estar no radar dos pais”, ressalta Arthur.
Arthur diz, ainda, que equipamentos ligados, em modo de espera, podem se tornar vilões, e contribuir, consideravelmente, no aumento do valor da conta, se não estiverem dentro dos padrões estabelecidos pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. O Selo A é o mais indicado por possuir o melhor índice de eficiência energética. “No entanto, a falta de controle na utilização desses aparelhos, muitas vezes, passa despercebida e, por isso, requer esforço diário para evitar gastos desnecessários”, explica.
Para orientar no combate ao desperdício de energia, a Equatorial Pará reforça nas dicas:
– Evite abrir a geladeira constantemente. Tente retirar todos os alimentos da geladeira de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, consequentemente, forçando mais o motor;
– Faça a manutenção das borrachas de vedação da porta da geladeira;
– Mantenha a limpeza do filtro do ar-condicionado em dia;
– Acumule maior quantidade de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar e desligar o ferro de passar;
– Não deixe celulares, câmeras, notebooks e outros equipamentos ‘’dormirem’’ carregando;
– Desligue o ‘’stand-by’’ ou modo de espera de equipamentos, retirando-os da tomada quando não estiverem em uso;
– Reduza tempo de banho em chuveiro elétrico;
– Aproveite ao máximo a luz natural e usar, quando necessário, lâmpadas LED, que são mais econômicas e tem maior vida útil.
Fonte – Relacionamento com as Imprensa Equatorial Energia Pará