O Fato do Dia

Dia Mundial da Voz. Veja como cuidar da voz e leia o que diz a fonoaudióloga Marcia Salomão

Ela mostra, em entrevista para este portal, como cuidar da sua voz

Celebra-se no 16 de Abril, o Dia Mundial da Voz. A data é comemorada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

O portal Guarany Júnior entrevistou a Dra. Marcia Salomão, uma das mais respeitadas fonoaudiólogas do Brasil. Profissionais da música, do rádio, da televisão, professoras, professores, oradoras e oradores, já foram atendidos pela Dra. Márcia Salomão.

Ela atua em Belém IPA há 43 anos em Clínica Fonoaudiológica; Especialista em Voz e em Fonoaudiologia do Trabalho.

O Diretor deste portal, administrador, jornalista, publicitário e professor Guarany Júnior até hoje é atendido pela Dra. Márcia Salomão.

Leia, na íntegra, o que ela diz: 

1. Qual o valor da voz?

R- Falar bem e com boa voz é imprescindível para qualquer pessoa’.

2. Como devemos preservá-la ?

R- Não praticado hábitos nocivos e sim salutares à ela. “Uma rouquidão, sem gripe, por mais de dez dias, é o sintoma mais comum de agressão nas pregas vocais”

Alguns hábitos nocivos mais praticados: Fumar ( o tabagismo é o maior fator de incidência do câncer laríngeo); Gritar (o ar passa com grande velocidade entre as pregas vocais causando atrito entre elas); Uso excessivo de condimentos alimentares, como a pimenta, que pode proporcionar refluxo gastroesofágico, prejudicando a saúde das pregas vocais; Fazer uso constante de medicações sem prescrição médica ( como exemplo a vitamina C em excesso podendo causar ressecamento da mucosa das pregas vocais.

Hábitos Salutares : beber bastante água ( proporciona hidratação das pregas vocais auxiliando em um melhor movimento ondulatório das mesmas – 8 a 10 copos /dia); dormir de 6 a 8 horas /dia ( o sono traz relaxamento das musculaturas laríngeas ,que vibram as pregas vocais e sustentam a laringe); Comer maçã quando apresentar secreção orofaríngea ( evita o ato de pigarrear, que é um fechamento brusco das pregas vocais , podendo causar lesões ou edema nas mesmas); Evitar falar em ambientes ruidosos ( a competição sonora facilita o falar em maior intensidade podendo levar ao grito , que são extremamente agressivos ao aparelho fonador, provocando lesões nas pregas vocais e/ou edemas).

3. A voz envelhece?

R- Sim , os músculos laríngeos ficam fracos e perdem tônus como qualquer músculo do corpo humano.

4.O que podemos fazer para manter a voz saudável e ter longevidade?

R- Evidentemente praticando os hábitos salutares e evitando os nocivos. Aos que utilizam a voz profissionalmente aconselhamos a prática de exercícios para aquecimento da musculatura laríngea antes do uso prolongado da voz, exercícios mantenedores vocais durante o uso da voz e a prática do desaquecimento da musculatura laríngea ao término do uso da voz profissional.

A prática de exercícios específicos para o tônus dos músculos das pregais vocais são importantíssimos para a longevidade da voz saudável, ganhando resistência , projeção e harmônicos em sua emissão.

5. Existem doenças que acometem a voz?

R- Sim. As de origem orgânicas como o Câncer laríngeo, , papilomas e paralisias. As de origem funcional ou organo funcional(causadas por mau uso da voz) como nódulos, pólipos e úlceras. Orientamos que ao surgir uma rouquidão por mais de 10 dias sem origem viral ou bacteriana que se investigue essa Disfonia (ex: rouquidão) com o médico otorrinolaringologista que fará o diagnóstico preciso.

6. Qual a sua mensagem relacionada a voz?

R-Procurem um médico otorrinolaringologista sempre que perceberem uma alteração prolongada na voz. A voz é a nossa identidade. Ela carrega nossas emoções e personalidade. É única e intransferível. Com ela nos relacionamos no mundo. SUA VOZ IMPORTA E INFORMA.

Da Redação por Carol Holanda

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo