Ortodontista paraense Tayssa Tenório, explica como problemas com a saúde bucal pode trazer complicações para todo o organismo

A grande parte das pessoas quando pensa em doenças cardíacas jamais imagina que elas podem estar ligadas ao sorriso. Mas já foi cientificamente comprovado que doenças na gengiva podem aumentar os riscos de problemas cardíacos.
A ortodontista Tayssa Tenorio, responsável pela clínica Ortodontia N1, atuou cinco anos com saúde pública no Pará e fala sobre como a saúde bucal está diretamente ligada à saúde cardiovascular e o principal, o porquê todo mundo deveria levar isso a sério.
Segundo a ortodontista, a doença periodontal é uma inflamação que atinge a gengiva e, em casos mais avançados, os ossos que sustentam os dentes. “Ela geralmente começa com a gengivite, causada pelo acúmulo de placa bacteriana, e pode evoluir silenciosamente”, afirmou.
Tayssa explica ainda que “as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e causar uma inflamação sistêmica. Isso favorece a formação de placas nas artérias e pode aumentar o risco de infarto e outras complicações cardíacas”.
A ortodontista esclarece ainda que a melhor forma de prevenção está cultivar bons hábitos de higiene bucal, “além de uma alimentação saudável e visitas regulares ao dentista. Prevenir problemas bucais é também cuidar da saúde como um todo”, concluiu.
Serviço
Local: Ortodontia N1 (Jerônimo Pimentel, 687A)
Contato: (91) 98025-3530
Fonte: Agência Eko por Raphaela Aguiar