Mercado
Feira da Saúde leva dezenas de serviços a moradores de Belém, no Guamá
A Semana Nacional da Saúde foi uma mobilização nacional, promovida pelo CNJ

“Esta é a primeira ação, de muitas, assim esperamos, que realizamos na Usina da Paz. Agradecemos pelas parcerias que contribuem com o alcance do objetivo, que é a oferta de serviços e assistência jurídica ao público que mais precisa”, disse o presidente do TJPA. “Hoje foi um momento significativo para o Judiciário. Estivemos num bairro prestando nossos serviços e sendo afetuosamente acolhidos”, complementou a desembargadora Luzia Nadja Nascimento.
Além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos de identificação e atendimentos em saúde, a Feira da Saúde fez o recebimento de demandas espontâneas de saúde (pré-processuais), audiências de conciliação e atendimento jurídico itinerante, além oferecimento de serviços de saúde médico e odontológico à população, como consultas e exames.
Foi a culminância da programação iniciada na última segunda-feira, 7, e que mobilizou, além de unidades judiciárias em Belém, as Comarcas de Oriximiná e Redenção, com ações voltadas à conciliação processual e sessões de conciliação e mediação para solucionar conflitos relacionados à saúde pública e suplementar. A educação preventiva foi outro foco da semana, com a realização de workshops, capacitações e palestras.
Para a população, a ação deste sábado foi a oportunidade para acessar serviços. Edmilson Lobo, morador do bairro, agradeceu e disse que a comunidade ficou feliz com o atendimento. “Há muito tempo eu queria me consultar no clínico geral e na fisioterapia. Foi tudo muito bom”, disse. A aposentada Isabel da Conceição Sousa também fez consultas médicas e exames e ficou satisfeita. “Vou para casa com a missão cumprida, que era cuidar da saúde”, afirmou.
A dona de casa Iolanda Santana vinha pagando consultas particulares para tratar um problema no estômago, mas não conseguiu continuar por falta de recursos. Com a Feira da Saúde na Usina da Paz, ela pegou encaminhamentos e vai poder seguir com o tratamento. “Estava há sete meses tentando isso, sem sucesso. Hoje deu certo e fiquei feliz”, contou.
A Semana Nacional da Saúde foi uma mobilização nacional, promovida pelo CNJ. No Pará, foi organizada pelo Nupemec e pelo Comitê Estadual de Saúde, que tem à frente a juíza Kátia Parente Sena, titular da 4ª Vara da Fazenda de Belém e do 6º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Fonte: Coordenadoria de Imprensa/Departamento de Comunicação